Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Negociação

Belinati e deputados tentam convencer governador a revisar quarentena para Londrina

Redação Bonde com N.Com
09 jul 2020 às 08:29
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (8), a visita dos deputados estaduais Tercílio Turini, Tiago Amaral e Cobra Repórter, empenhados em ajudar no impasse sobre estar havendo o fechamento do comércio e de outros atividades produtivas em Londrina neste momento, conforme determinou decreto do Governo.

Depois de uma conversa de quase uma hora, os deputados telefonaram para o Chefe da Casa Civil do Palácio do Iguaçu, Guto Silva, e pediram que fosse agendada uma reunião, mesmo que virtual, para esta quinta-feira (9), entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cobra Repórter relatou que o governador Ratinho Junior sinalizou aos deputados de Londrina, em reunião por videoconferência na terça-feira (7), que está disposto a revisar a situação da cidade quanto à Covid-19, juntamente com o secretário de Saúde, Beto Preto e equipe técnica. Na ocasião, a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) se comprometeu a fazer uma reavaliação a fim de verificar a diferença entre a interpretação dos indicadores apontados pelo próprio Estado, através da SESA.

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE


"É preciso mostrar mais uma vez o quadro da cidade, com respaldo em números e dados, e esperamos que a reunião com o governador ocorra o quanto antes para que uma resposta mais concreta seja dada. Se houve algum tipo de equívoco, isso deve ser reparado para que Londrina possa retomar suas atividades econômicas. Com o diálogo e, se confirmado que Londrina esteja condições, conforme bases técnicas, é possível resolver essa questão”, comentou.

Publicidade


Para o deputado Tiago Amaral, não existe divergência em números, já que as contra-argumentações da prefeitura se baseiam em dados oficiais apontados pela própria SESA. "Acredito que se trata de uma questão de interpretação de dados e estatísticas. E me parece que estamos de acordo que não houve má vontade política, portanto a lógica nos leva a acreditar que podemos chegar em uma solução pelo diálogo”, afirmou Tiago.


O deputado e médico Tercílio Turini, que por anos trabalhou no Hospital Universitário, lembrou que não há como colocar em dúvida números que são repassados pelo próprio hospital, já que este se tornou a principal referência no combate à Covid-19 no Paraná.


De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, um debate que esclareça as bases técnicas para a escolha da regional de Londrina para compor a quarentena é bem-vindo e esperado desde a semana passada, quando o Município cobrou da Secretaria Estadual os dados e números que teriam sido usados como base para a decisão.

"Estamos realizando o combate ao coronavírus de forma adequada. Temos segurança de que o cenário epidemiológico em Londrina não aponta necessidade de quarentena tão rígida. A taxa de ocupação de leitos no município hoje é baixa, em torno de 40%, e temos outros índices melhores do que várias outras cidades do estado não atingidas pelas determinações. Não há critérios técnicos sólidos que justifiquem esta paralisação e os prejuízos para a cidade são incalculáveis, disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade