Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Decisão do TSE

Boca Aberta diz que cassação foi 'golpe' e já se lança candidato a deputado em 2022

Simoni Saris/Grupo Folha
25 ago 2021 às 14:54
- Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (25), o deputado federal cassado Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta (PROS), chamou de "golpe” o processo que culminou com a perda de seu diploma e insinuou que a cassação teria sido orquestrada para beneficiar o ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça do governo Michel Temer (MDB) Osmar Serraglio, que deverá assumir a vaga dele na Câmara Federal. Boca Aberta também disse que irá recorrer da decisão, argumentou que não está inelegível e aproveitou a ocasião para anunciar sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022.


Na noite de terça-feira (24), os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram, por unanimidade, pela cassação do diploma de Boca Aberta. Com parecer favorável do MPE (Ministério Público Eleitoral), o pedido de anulação do diploma parlamentar foi feito por meio de quatro recursos interpostos pelo MPE e pelos suplentes da coligação Valdir Rossoni (PSDB), Osmar Serraglio (PP) e Evandro Roman (PATRI). As ações foram fundamentadas na cassação do mandato do então vereador Boca Aberta na Câmara Municipal de Londrina, em outubro de 2017, que o tornaria inelegível e, portanto, não poderia ter concorrido às eleições para a Câmara Federal em 2018. O mandato de Boca Aberta no Legislativo municipal aconteceu por quebra de decoro parlamentar após ele ter feito uma vaquinha virtual para arrecadar recursos para o pagamento de uma multa eleitoral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante a coletiva desta quarta, em seu comitê permanente, na zona norte de Londrina, cercado de apoiadores e acompanhado de sua esposa, a vereadora Mara Boca Aberta (PROS), o deputado federal cassado afirmou ter recebido o resultado do julgamento do TSE "com muita tranquilidade”, mas girou sua metralhadora verbal na direção dos ministros que decidiram pela cassação, especialmente ao presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e Alexandre de Moraes. "Fui cassado ontem, por um golpe, um tapetão, no TSE”, disse Boca Aberta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Da decisão ainda cabe recurso e o parlamentar cassado adiantou que tentará reverter o resultado do julgamento, mas disse não acreditar que terá reconhecido o direito de voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Federal. "Para a minha família Boca Aberta, não existe uma justiça no plano terrestral (sic), só no plano celestial. Então, nós vamos recorrer, mas é praticamente impossível esse recurso.”

Publicidade


Boca Aberta criticou a atuação, no julgamento, do ministro Barroso, cuja atuação classificou de "aberração da aberração jurídica”. "Concorremos à eleição, tivemos 91 mil votos, com a candidatura deferida, com a candidatura homologada pelos sete desembargadores do TRE. Então, não tinha impedimento nenhum”, declarou. "Fomos eleitos democraticamente, fomos para as urnas, fomos testados e fomos diplomados.” O parlamentar cassado disse estar sendo perseguido por Barroso e Moraes por formar a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro na Câmara. "É do lado do presidente? Nós vamos passar a degola e vamos cortar. Foi isso o que aconteceu. À luz da lei, ontem, a gente estaria como deputado hoje, mas eles julgaram ao arrepio da lei, à margem dela.”


Ele também criticou o corregedor do TSE, o ministro Luís Felipe Salomão, a quem acusou de ter incluído o julgamento sobre a cassação do seu diploma "a toque de caixa” na pauta da sessão do tribunal. "Foi o último dia dele (Salomão) como ministro da Corte e ele colocou como único processo que tinha para se julgar o meu. Não tinha mais pauta nenhuma. Ele colocou, fez o voto para cassar”, disse Boca Aberta. A saída de Salomão do TSE deve acontecer em outubro.

Publicidade


O deputado cassado insinuou ainda que a cassação teria sido orquestrada por Osmar Serraglio, que deve ficar com a vaga deixada por ele na Câmara Federal. Segundo Boca Aberta, antes do julgamento Serraglio teria feito uma carta de apoio aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso e distribuído pessoalmente o documento. "Ele tem trânsito muito forte (no TSE). Quando ele entra no TSE, no STF, ele não precisa nem tocar nas maçanetas das portas. As portas se abrem automaticamente. Então, o povo de Londrina é suficientemente inteligente para entender o que eu estou falando.”


Procurado pela reportagem, o advogado de Serraglio, Leandro Rosa, respondeu que a alegação de Boca Aberta é "vazia” porque a tramitação e o julgamento foram acompanhados por ele, como advogado, e não por Serraglio. "O Serraglio não fez qualquer tipo de manobra. Aliás, tanto é assim que o dia do julgamento demorou a chegar em razão das várias situações criadas pelo Emerson para atrasar a resolução do caso. Além disso, a decisão do TSE foi unânime.”


Ao final da coletiva, Boca Aberta disseavaliou ter cumprido seu papel, que deixará o cargo de cabeça erguida e mandou um recado ao povo de Londrina. "Não acredite em Brasília, Brasília não vai resolver nada para você, infelizmente. É daqui para pior”, disse ele, embora durante a entrevista tenha anunciado sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal nas eleições do ano que vem, assim como uma possível candidatura de Mara Boca Aberta ao senado e a candidatura à reeleição de Boca Aberta Jr (PRTB) à Assembleia Legislativa.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade