Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto de lei

Bolsonaro autoriza bloqueio de bens de investigados por terrorismo

Agência Brasil
09 mar 2019 às 08:58
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou projeto de lei, proposto pelo próprio Executivo, que autoriza bloqueio de bens de investigados ou acusados por atos terroristas, financiamento ou ações correlatas.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas os parlamentares acrescentaram um trecho que obrigava o Executivo a validar o bloqueio de bens. O presidente vetou o trecho argumentando que vai contra a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A redação do parágrafo único é contraditória ao disposto no caput do art. 6º ao impor atos de internalização e homologação como obstáculos à executoriedade imediata de resoluções sancionatórias do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o que subverte a ordem lógica da norma [...]", justificou o presidente, no veto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prisão de mandantes

'Dia histórico para a democracia brasileira', afirma família de Marielle em nota

Imagem de destaque
Três são presos

Linha do tempo mostra seis anos de investigação do caso Marielle

Imagem de destaque
Momento significativo

'Crime foi esclarecido, mas novos elementos podem surgir', diz Lewandowski

Imagem de destaque
Peixe grande

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco


O projeto tornou-se a Lei nº 13.810, que dispõe sobre o cumprimento de sanções impostas por resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Antes de chegar ao Congresso, o texto foi elaborado por um grupo interministerial e órgãos integrantes da Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro).


A lei vem para reparar uma falha apontada pelo Gafi (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo), organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Segundo o Gafi, o Brasil deveria melhorar as leis com relação à celeridade no cumprimento de resoluções do Conselho de Segurança da ONU relativas ao combate ao terrorismo, financiamento ou atos correlatos.

Lei anterior, de 2015, já previa o bloqueio dos bens, porém dependia de uma ordem judicial, o que foi criticado pelas Nações Unidas por tornar a medida demorada. Com a nova lei, a anterior foi revogada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade