Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Voltou em março

Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF

André Richter - Agência Brasil
26 nov 2024 às 19:52

Compartilhar notícia

- Valter Campanato/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil no final de 2022 para evitar eventual prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.


Em dezembro de 2022, nos últimos dias de seu mandato, Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos e retornou somente em março de 2023.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A informação está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reunião com ministros

Prioridade do governo federal é baratear os alimentos em 2025, afirma Lula

Imagem de destaque
Análise

Donald Trump chega ao segundo mandato fortalecido e radicalizado

Imagem de destaque
Retorno

Lula diz que não quer briga com Trump e que torce por 'gestão profícua' do americano

Imagem de destaque
Análise

Lula chega à metade do mandato com 28% das promessas concluídas e 17% paralisadas


Os investigadores apontaram no relatório que foi descoberto um plano de fuga, elaborado em 2021, para que o ex-presidente deixasse o Brasil "caso seu ataque ao Poder Judiciário e ao regime democrático sofresse algum revés que colocasse sua liberdade em risco".

Publicidade


Durante as investigações, a PF encontrou no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e um dos delatores, uma apresentação de PowerPoint com estratégias para implantação de uma rede de auxílio à fuga e evasão para ser empregada em situações nas quais Bolsonaro decidisse não cumprir decisões do STF.  O plano previa o uso de armamento para garantir a fuga.


De acordo com as investigações, o plano de fuga de 2021 foi adaptado após o grupo não conseguir implementar um golpe de Estado em 2022.

Publicidade


"O plano de fuga foi adaptado e utilizado no final do ano de 2022, quando a organização criminosa não obteve êxito na consumação do golpe de Estado", aponta o relatório.


"Jair Bolsonaro, após não conseguir o apoio das Forças Armadas para consumar a ruptura institucional, saiu do país, para evitar uma possível prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023", concluiu a PF.

Publicidade


Outro lado


A Agência Brasil busca contato com a defesa de Bolsonaro e está aberta para incluir seu posicionamento no texto. Ontem (25), em coletiva de imprensa, ele declarou que "nunca discutiu golpe com ninguém". Segundo o ex-presidente, todas as medidas tomadas durante seu governo foram feitas "dentro das quatro linhas da Constituição".

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo