O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem dezenas de ligações e mensagens de chefes de Estado de todo mundo. O contato mais esperado ocorreu no meio da tarde. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ligou do avião presidencial americano para o hotel Intercontinental, onde estava o petista, para dar os parabéns pela eleição.
Segundo o secretário municipal da Cultura e ex-secretário de Relações Internacionais do PT, Marco Aurélio Garcia, Bush convidou Lula para uma visita aos Estados Unidos ainda antes da posse. O presidente eleito não descartou a possibilidade, mas ressaltou as dificuldades da agenda no processo de transição. A ligação, segundo Garcia, durou de 10 a 15 minutos - a mais demorada de Lula com um chefe de Estado ontem. O intérprete da conversa foi Sérgio Teixeira, assessor do PT.
A única viagem internacional de Lula pré-agendada até agora é para a Argentina. De lá, o presidente eleito ainda poderá seguir para o Chile e México. Não há datas marcadas.
Leia mais:
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
O premier britânico, Tony Blair, também fez um convite para que Lula visite a Inglaterra. O petista, no entanto, só deve ir à Europa no ano que vem. O primeiro ministro do Canadá, Jean Cretién, disse esperar que de agora em diante os conflitos da área aeronáutica, entre a canadense Bombardier e a brasileira Embraer, possam ser resolvidos com negociação.