Frutas, verduras, legumes, pastel, cantoria... A agitação normal das feiras livres ganha um ingrediente a mais em época de eleição - os cabos eleitorais, uma legião multicolorida que não bota banca como os feirantes mas usa de todo artifício possível para chamar a atenção do eleitor que vai à feira. Vale tudo: circular de camiseta com o nome e rosto do candidato estampados, agitar bandeiras, distribuir santinhos e brindes.
Neste domingo pela manhã, o maior movimento de cabos eleitorais e carros de som se concentrava na feira livre da Avenida Saul Elkind, região dos Cinco Conjuntos, zona norte, considerada a maior de Londrina. A oferta dos produtos pelos feirante ficava em desvantagem frente à potência dos carros de som que divulgavam as propostas e números dos candidatos. O corredor formado entre as barracas e as ruas próximas à feira foi tomado pela sujeira dos ''santinhos'' espalhados.
O agito das campanhas eleitorais nas feiras de domingo já se tornou tradição. ''É um grande veículo de comunicação'', declarou um candidato a deputado federal, que circulava pela feira dos Cinco Conjuntos. ''Como o espaço da TV é pequeno aqui dá para mostrarmos o nosso rosto e ouvirmos as queixas da população. É um lugar democrático'', completou. Pelo menos outros dois candidatos, segundo os feirantes, já haviam passado pelo local.
Leia mais:
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
*Leia mais na edição de segunda-feira da Folha de Londrina