Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Proposta polêmica

Câmara de Londrina arquiva projeto que veta vacina obrigatória ao funcionalismo

Guilherme Marconi - Grupo Folha
02 ago 2022 às 19:29
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de lei que tinha como objetivo sustar o decreto do prefeito Marcelo Belinati (PP) que tornou a vacina contra Covid-19 obrigatória para o funcionalismo municipal não passou pela primeira votação na sessão da Câmara Municipal de Londrina desta terça-feira (2) e foi arquivado.


LEIA TAMBÉM: Câmara aprova PL que amplia horário de desembarque especial de mulheres dos ônibus em Londrina

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposta polêmica foi uma das primeiras apreciadas na volta do recesso e eram necessários 10 votos dos 19 parlamentares para derrubar o efeito da medida administrativa, mas apenas nove parlamentares foram favoráveis. 

Leia mais:

Imagem de destaque
'República de Curitiba'

Corregedor do CNJ afasta Gabriela Hardt, além de titular da vara da Lava Jato e outros 2 juízes

Imagem de destaque

Trump chega a tribunal de NY e diz que julgamento é ataque aos EUA

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
'Bluesky'

Lula adere a rede rival de Musk após movimento da esquerda contra X


Belinati havia assinado o decreto em em outubro de 2021. Dados de novembro de 2021 repassados pela Secretaria de Recursos Humanos mostravam que de um universo de 10 mil servidores municipais, apenas 113 haviam se recusado a tomar a vacina contra a Covid-19.

Publicidade


Além dos seis autores - Santão (PSC), Emanoel Gomes (Republicanos), Giovani Mattos (PSC), Jessicão (PP), Roberto Fú (PDT) e Mara Boca Aberta (Pros) -, votaram pela derrubada do decreto sanitário os vereadores Beto Cambará (PODE), Chavão (Patri) e Daniele Ziober (PP). Outros seis vereadores foram contrários e quatro se abstiveram.


A vereadora Jessicão criticou o decreto assinado pelo prefeito, que é do mesmo partido dela. "Trata-se de perseguição pura a aqueles que não aceitaram ser ratos de laboratório. Foi uma medida para perseguir os servidores que não se prostraram para essa loucura pró-vacina. Uma vacina que sequer tem comprovação de efetividade. Sabemos de funcionários da educação que não estão podendo cumprir hora-extra porque não quiseram tomar a vacina", afirmou a vereadora, repetindo discurso de bolsonaristas contra a eficácia da vacina. 


A ideia dos vereadores que propuseram a matéria era de derrubar o decreto do Executivo que determinou que os servidores municipais precisariam comprovar a regularidade do esquema vacinal contra a covid-19. Pela norma de Belinati, aqueles que se recusassem a atender a medida administrativa devidamente justificada ficariam sem direitos de alguns benefícios como licença-prêmio, horas-extras e promoções de carreira. 


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade