O presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Gerson Araújo (PSDB), disse que a Casa aguarda apenas o comunicado oficial do afastamento do vereador Eloir Valença (PHS), para convocar seu suplente, o vereador Lourival Germano (PT).
Segundo Araújo o comunicado oficial é esperado nesta segunda-feira (7). Logo em seguida a Casa fará a convocação para que o suplente assuma as funções já na terça-feira (8). "Nesta situação não nos resta outra alternativa a não ser convocar imediatamente o suplente. Do ponto de vista jurídico é uma atitude completamente normal o afastamento do vereador", explicou.
O vereador Eloir Valença (PHS) foi afastado do cargo por determinação do juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Luiz Eduardo Asperti Nardi. O afastamento foi determinado pelo mesmo despacho que concedeu o alvará de soltura de Valença, que deixou a Pentenciária Estadual de Londrina (PEL) II por volta das 18h30 desta sexta-feira (4).
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Valença foi preso na última terça-feira (1), para não atrapalhar as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no caso da tentativa de suborno ao vereador Amauri Cardoso (PSDB), para compra de voto contrário à abertura da Comissão Processante (CP) da Centronic. O caso resultou na prisão em flagrante pelo Gaeco do empresário Ludovico Bonato e do ex-secretário municipal Marco Cito. O chefe de gabinete do prefeito Barbosa Neto, Rogério Ortega, o diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Carvalho, e o próprio vereador foram presos no decorrer das investigações.
Na quinta (3), Valença foi indiciado por formação de quadrilha e corrupção passiva. Segundo inquérito do Gaeco, o vereador aceitou apoiar o prefeito Barbosa Neto na Câmara em troca de ajuda financeira na campanha eleitoral. (Com informações de o diario.com)