A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) seguiu parecer do Tribunal de Contas (TC) do Paraná e reprovou anteontem as contas da ex-prefeita Maria Ana Pombom (sem partido), relativas ao ano de 2011. Foram oito votos pela rejeição e uma abstenção, de Aguinaldo Roberto do Carmo (PSC), ex-secretário de Assistência Social daquela gestão.
O parecer do relator do TC Ivan Lelis da Silva, despachado em abril deste ano, apontou três itens que embasaram a rejeição. O primeiro é a ausência de inscrição na dívida fundada de precatório notificado entre maio de 2000 e julho de 2010, no valor de R$ 17.955,81, em nome da credora Maria Aparecida Campos. As informações são do repórter Luís Fernando Wiltemburg, da Folha de Londrina.
A segunda irregularidade encontrada foi divergências entre valores do passivo financeiro do município no balanço patrimonial em relação ao registrado no Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SI-AM), do TC.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
Por fim, o órgão indicou a inclusão de novos projetos na lei orçamentária, enquanto a ampliação da Escola Municipal Pedro Claro de Oliveira estava paralisada.
Segundo o presidente da Câmara, Santinho Furtado (PMDB), os vereadores cogitavam votar favoravelmente à ex-prefeita, mas mudaram de ideia quando o ex-chefe de gabinete dela, Joel Rauber, foi à Câmara para defendê-la. "Aí virou uma bagunça, as pessoas questionando por que ele estava pedindo a aprovação. Além disso, chegamos à conclusão que, se votássemos a favor, poderíamos ser prejudicados pelo TC", diz o presidente, que ressalta acreditar na honestidade de Maria Ana.
Procurada, a ex-prefeita não se encontrava ontem em Santo Antônio da Platina e não atendeu ao celular. Rauber também não foi encontrado. (com informações do repórter Luís Fernando Wiltemburg, da Folha de Londrina)