A Frente Trabalhista radicalizou na tentativa de desqualificar a pesquisa Ibope, divulgada terça-feira, que mostrou o candidato Ciro Gomes, do PPS, empatado tecnicamente com Anthony Garotinho, do PSB. A assessoria jurídica da coligação requereu, há dois dias, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o relatório detalhado da pesquisa. Os advogados questionam a imparcialidade dos resultados.
Além disso, o site de Ciro trazia ontem como pergunta do dia: ''Você já foi entrevistado por algum instituto de pesquisa?''. Para o Ibope, a atitude de Ciro é uma justificativa para seu mau desempenho na campanha.
- O Ibope está muito estranho, não dá nem para comentar. Esse instituto está fazendo parte do jogo arquitetado para eleger o candidato do governo. Dessa vez, eles tinham os números um dia antes, mas não divulgaram - afirmou o vice na chapa de Ciro, Paulo Pereira da Silva (PTB-SP).
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
No PSDB, a atitude da Frente Trabalhista foi tratada como ''choro''. O líder do partido na Câmara, deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), disse que as pesquisas podem ter pequenas diferenças para mais ou para menos entre os candidatos, mas não é possível questionar que Ciro caiu. Segundo Jutahy, o candidato perdeu votos porque sua rejeição aumentou.
- Ciro pode espernear à vontade que não vai para o segundo turno. É fato, ele está fora do jogo e não será presidente. A eleição já está definida, com segundo turno entre Lula e Serra - disse.
Os advogados pediram o relatório do Ibope, de acordo com assessores da coligação, seguindo orientação do comando da Frente Trabalhista. Entre as dúvidas da aliança estão o valor da pesquisa, o sistema de controle, a verificação e a conferência, o teor do questionário completo e informações sobre quem pagou a pesquisa. A assessoria do TSE informou que os relatórios de pesquisas estão disponíveis ao público em geral. Não é preciso solicitação de advogados.
Segundo a avaliação da Frente, os números do Ibope não se coadunam com os os levantamentos encomendados pela coligação. Nelas, Ciro e Serra ainda estariam empatados tecnicamente, com cerca de 17%. Segundo o deputado Emerson Kapaz (PPS-SP), a pesquisa que mais se assemelha com as avaliações internas é a da Vox Populi, divulgada na última quarta-feira. A amostragem traz Serra com 17% e Ciro com 15%.