Candidatos a senador pelo Paraná expõem suas propostas em uma live na noite desta segunda-feira (19), a partir das 19h30. Os postulantes à cadeira no Senado serão submetidos a perguntas elaboradas por representantes sindicais de Londrina. A tansmissão é organizada organizada pelo Coletivo de Sindicatos de Londrina, com apoio do Portal Verdade e da Rádio UEL FM.
A live é aberta ao público e será transmitida pelo Youtube.
Participam do evento os cadidatos Dr. Saboia (PMN), Laerson Matias (PSOL), Roberto França (PCO), Rosane Ferreira (PV), Desiree Salgado (PDT) e Orlando Pessuti (MDB). Já Alvaro Dias (PODE), Sérgio Moro (UB), Paulo Martins (PL) e Aline Sleutjes (PROS) foram convidados, mas não confirmaram presença.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
De acordo com os organizadores, a expectativa é que concorrentes possam apresentar suas propostas, principalmente, frente às reinvindicações da classe trabalhadora. "Com a PEC 32, reforma administrativa e uma agenda que pretende retirar ainda mais direitos trabalhistas, torna-se vital que os trabalhadores e trabalhadoras conheçam como vai ser a postura dos candidatos ao senado federal para lutar pela manutenção e ampliação de direitos." comentou o representante do Coletivo, Laurito Porto Lira.
O jornalista Fábio Silveira, que será mediador e fará quatro perguntas aos candidatos, lembra que processo eleitoral é construído pelo dialogo: "Os candidatos devem vir a público para colocar seus posicionamentos. Todos os setores da sociedade, que é complexa e plural, se organizam pra ouvirem os candidatos, saberem o que pensam, o que propõe, isso é importante”.
As questões irão abordam temáticas como precarização do trabalho, privatização de serviço públicos, direitos sociais e violência contra grupos marginalizados. Cada participante terá três minutos para sua resposta.
Também durante a sabatina, será realizado sorteio de camisetas e livros. Para participar, é necessário seguir a página do Portal Verdade no Instagram e marcar três amigos em post disponibilizado.
ERRATA: Diferentemente do que foi previamente informado, os candidatos não participarão de um debate, mas de uma sabatina on-line. A notícia já foi corrigida.
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg