O prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (PFL) anunciou nesta quarta-feira mudanças no secretariado e no segundo escalão da administração municipal. A mini-reforma administrativa foi necessária após os secretários de Governo, Lindolfo Zimmer, e de Finanças, Dinorah Botto Nogara, pedirem afastamento do cargo, juntamente com o presidente da Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs), Fric Kerin.
Apesar dos boatos de que Zimmer e Kerin teriam sido afastados por pressões da bancada de apoio a Cassio na Câmara de Vereadores, o prefeito garantiu que os pedidos de afastamento não tiveram caráter político.
''Não houve nenhum tipo de pressão. Todos que pediram afastamento alegaram motivos pessoais para suas saídas'', afirmou Cassio. Entretanto, Dinorah já havia manifestado que teria se afastado da secretaria de Finanças por divergências políticas com outros membros da equipe do prefeito.
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
O ex-secretário de Governo Lindolfo Zimmer, que foi o único a comparecer à apresentação dos novos secretários, confirmou a declaração de Cassio. ''Não estava me sentindo bem de saúde. Conversei com meu médico, e ele me disse que ou eu reduzia o ritmo ou reduzia meu tempo de vida'', explicou.
O afastamento dos secretários acabou gerando um mexe-mexe nos quadros da prefeitura de Curitiba. Para a secretaria de Governo, o nome escolhido pelo prefeito foi o do ex-secretário de Assuntos Metropolitanos, Fernão Accioly. Já no lugar de Accioly, assumiu José Antônio Zem, que já integrava os quadros da secretaria.
Já para a secretaria de Finanças, Cassio indicou José Antônio Andreguetto, que ocupava a secretaria de Meio Ambiente. No lugar de Andreguetto assume Mário Sérgio Rasera, que até o ano passado presidia o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e já trabalhava com a equipe do prefeito.
Segundo Cassio, o único nome novo na equipe é o da presidente da Urbs, Yára Eisenbach, que foi secretária estadual do Planejamento até o final do ano passado, na gestão de Jaime Lerner (PFL).
Yára, que é filiada ao PSDB, é a única dos novos ocupantes de cargos que não pertence ao partido de Lerner e Cassio. O prefeito anunciou nesta quarta-feira também o nome do novo presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Eduardo Mischiatti, e da coordenadoria da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Paulo Henrique Munhoz da Rocha.