A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, fez um balanço do primeiro turno das eleições municipais de domingo (6).
Segundo os dados do TSE, 15 capitais terão segundo turno para a disputa para as prefeituras. Em 11 capitais, os prefeitos foram eleitos no primeiro turno.
O segundo turno ocorre em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. A segunda etapa da votação poderia ocorrer em 103 municípios.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
“O Brasil já vai dormir sabendo, em todos os estados e municípios, os eleitos”, comentou a ministra em coletiva de imprensa.
Abstenção
De acordo com os dados do tribunal, a abstenção dos eleitores foi de 21,71%. Para Cármen Lúcia, medidas devem ser tomadas para estimular o eleitor a votar.
Apuração
O TSE informou ainda que o primeiro resultado da eleição ocorreu às 17h, em São Cristóvão do Sul (SC). Às 19h10, a Paraíba foi o primeiro estado a concluir a apuração. Por volta das 21h, 97% das urnas de todo o Brasil estavam apuradas.
Compra de votos
A respeito do volume de apreensões de dinheiro vivo na campanha eleitoral, a presidente do TSE destacou que é necessário um aprimoramento institucional para não permitir que os ilícitos prevaleçam.
Conforme a Polícia Federal, cerca de R$ 21 milhões em dinheiro foram apreendidos na campanha do primeiro turno. Há suspeita de compra de votos.
"É preciso que esses inquéritos terminem, o Ministério Púbico atue e nós termos a judicialização com o estudo sobre esses para casos para que se tenha um tratamento adequado", pontuou.