O vereador Mario Takahashi (PV) foi eleito, na noite deste domingo (1º), presidente da Câmara Municipal de Londrina (CML) para o biênio 2017-2018. Encabeçando a única chapa inscrita no pleito, ele é o único "veterano" - participou da 16ª legislatura, entre 2013 e 2016 - da nova mesa executiva, que contará com os "novatos" Nantes (PP) como vice-presidente, Filipe Barros (PRB) como primeiro secretário, Eduardo Tominaga (DEM) como segundo secretario e João Martins (PSL) como terceiro secretário. A chapa obteve apoio dos 18 dos 19 vereadores, já que Boca Aberta (PP) anulou ao votar em si próprio sem estar devidamente inscrito no pleito.
A eleição da mesa por aclamação contrariou as expectativas, já que se acreditava que também seriam inscritas chapas lideradas por Professor Rony (PTB) e Boca Aberta (PR), o que acabou não se confirmando. "O foco da nossa atuação deve ser administrativo. Pretendemos trazer melhorias para o poder Legislativo e realizar os trabalhos com eficácia", afirmou Takahashi em entrevista coletiva.
Após a escolha do presidente da casa para os dois primeiros anos dessa legislatura, os 19 vereadores decidiram deixar a votação das comissões para a primeira sessão ordinária, marcada para 2 de fevereiro.
Leia mais:
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Posse
Os vereadores que tomaram posse neste domingo são Ailton Nantes (PP), Amauri Cardoso (PSDB), Daniele Ziober (PPS), Junior Santos Rosa (PSD), Eduardo Tominaga (DEM), Boca Aberta (PR), Estevão da Zona Sul (PTN), Felipe Prochet (PSD), Fernando Madureira (PTB), Filipe Barros (PRB), Pastor Gerson (PSDB), Guilherme Belinati (PP), Jairo Tamura (PR), João Martins (PSL), Mario Takahashi (PV), Péricles Deliberador (PSC), Roberto Fú (PDT), Professor Rony (PTB) e Vilson Bittencourt (PSB).
Dos 19, dez foram eleitos pela primeira vez (Nantes, Daniele, Tominaga, Boca Aberta, Estevão, Prochet, Madureira, Barros, Belinati e Martins), sete foram reeleitos (Cardoso, Santos Rosa, Takahashi, Deliberador, Fú, Rony e Bitencourt) e dois já ocuparam o cargo em outras legislaturas (Pastor Gerson e Tamura).
Um deles, Fernando Madureira (PTB) já anunciou que pedirá licença da CML para aceitar o convite feito pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) para assumir a Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O primeiro suplente da coligação, Tio Douglas (PTB) entraria em seu lugar, mas também aceitou uma proposta do líder do executivo e vai dirigir a Acesf. Dessa forma, quem deve ficar com a cadeira é Jamil Janene (PP), que participou da 16ª legislatura, entre 2013 e 2016, mas não conseguiu se reeleger diretamente.