Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Senado

Comissão aprova previdência especial para catadores

Agência Estado
16 mai 2012 às 13:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que inclui os catadores de material reciclável como segurados especiais da Previdência Social. Pela proposta, o recolhimento do INSS será menor do que atualmente, quando é enquadrado como contribuinte individual. A proposta deverá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso de senadores para levar o assunto, antes, ao plenário da Casa.

Atualmente, o catador deve contribuir por conta própria com a alíquota de 11% , quando ele recebe um salário mínimo. Quando recebe acima desse valor, a contribuição é de 20% sobre a sua renda. Com o projeto, o catador será enquadrado como segurado especial, cuja contribuição corresponde ao porcentual de 2,3% incidente sobre sua renda anual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), autora do projeto, argumenta que a mudança tem como objetivo fazer a inclusão previdenciária desses trabalhadores. Ela disse que há no país hoje cerca de "500 mil catadores de papel, que trabalham com a coleta de lixo para sobreviver e que recebem por dia de trabalho algo em torno de 2 a 5 reais".

Leia mais:

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Água no chope do pobre

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Processo arquivado

Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC

"Vemos, portanto, que há uma considerável diferença de alíquotas, que sem dúvida nenhuma causa impacto sobre aqueles que devem contribuir obrigatoriamente para a Previdência Social e que recebem, em contrapartida pelo seu trabalho, valores que permitem somente sua sobrevivência", afirmou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), relator do projeto na CAS.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo