Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Título digital

Confira como baixar o e-Título para votar nas eleições

Redação Bonde com Agência Brasil
02 out 2024 às 11:55
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O eleitor que pretende usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até sábado (5). No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7). 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cinco

Adrilles Jorge vira vereador e demais ex-BBBs fracassam nas urnas; veja quem concorreu

Imagem de destaque
Impasse

Multa de R$ 28,6 milhões paga pelo X é transferida para conta na Caixa

Imagem de destaque
Repercussão das eleições

Deputados retomam sessões plenárias na Assembleia Legislativa

Imagem de destaque
Oito novatos

Veja quais bandeiras os novos vereadores vão defender na Câmara de Londrina


O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Publicidade


Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou carteira de trabalho. 


O aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais da metade das contas cadastradas não estão com o app atualizado e devem fazer o procedimento, que deve ser realizado na aba de atualização da loja do aplicativo. 

Publicidade


No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.


JUSTIFICATIVA

Publicidade


Além de servir como título de eleitor digital, o e-Título poderá ser usado pelo cidadão que não vai comparecer às urnas no próximo domingo.


Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.


O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo ou vice-versa.


Imagem
Vereador de município do Paraná é denunciado por violência política de gênero
O vereador Cristóvão da Cruz (Novo), candidato à reeleição em Guarapuava (Centro-Sul), foi denunciado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) por violência política de gênero contra as vereadoras Professora Terezinha e Cris Wainer, ambas do PT.
Imagem
Julgamento da vereadora Mara Boca Aberta é adiado para quarta-feira
O julgamento dos recursos da vereadora Mara Boca Aberta ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) foi adiado pela quarta vez.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo