Chefe de Gabinete
Itamar Abib Neves – Formado em Marketing pela Universidade Tuiuti do Paraná. Servidor Público municipal desde 1983. Foi diretor de edificações da Secretaria Municipal de Urbanismo, chefe de expedição de alvarás. Na Secretaria do Governo Municipal participou da equipe de apoio Governamental. Desempenhou a função de Diretor Administrativo e Financeiro da CMC (1995 -1997).
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPD
Ronaldo Vadson Schwantes - Formado em Filosofia pela PUC/RS e em Educação Física pela UFPR; com pós-graduação em Educação Física em Educação Especial. Integrante do Magistério Municipal de Curitiba desde 1982. Diretor da Escola Municipal de Educação Especial Helena W. Antipoff, de 1997 até 2012. Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Curitiba desde 2009. Coordenador da Comissão de Educação Especial do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – 2010 a 2012.
Secretaria Extraordinária de Relações com a Comunidade – SERCOM
Carlos Henrique Sá de Ferrante - Formado em História. Foi funcionário da Secretaria de Estado da Justiça. Em 1995 foi diretor-geral da Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná, tendo exercido interinamente, em algumas ocasiões, o cargo de secretário de Comunicação Social. Em 2001, assumiu a diretoria da Secretaria Estadual da Cultura. Na prefeitura, onde ingressou em 2003, foi superintendente da Secretaria de Comunicação Social e diretor de transportes da Urbs. Em 2004, assumiu o cargo de secretário de Comunicação. Entre 2009-2012 foi vereador de Curitiba
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Secretaria Municipal de Abastecimento - SMAB
Fernando Klein Nunes - Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e pós-graduado em Logística pela PUC/PR. Tem 22 anos de experiência em transporte rodoviário de cargas. Foi diretor e depois presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do PR) por duas gestões. É o atual 1º vice-presidente do Setcepar. Diretor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná e também diretor do Sindiloc (Sindicato das Locadoras de veículos do PR). Vice-Presidente de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente da NTC (Associação Nacional das empresas de transporte de carga e logística).
Secretaria Municipal da Educação – SME
Roberlayne de Oliveira Borges Roballo – Pedagoga formada pela UFPR. Doutora em Educação pela UFPR. Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar(DEPLAE- UFPR). Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia. Ingressou na Rede Municipal de Educação de Curitiba em 2003 como professora. Entre 2004-2010, na Rede Municipal de Educação de Curitiba, atuou como pedagoga. Foi um dos membros responsáveis pela implantação dos Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil nas Escolas. Responsável por treinamentos e cursos sobre Organização do Trabalho Pedagógico; atuou na Supervisão em Escolas e CMEIs.
Secretaria Municipal de Finanças – SMF
Eleonora Bonato Fruet – Economista formada pela UFPR; Especialização em Desenvolvimento Econômico/UFPR e MBA em Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Economista da empresa Directa Auditores e Consultores(1989/95). Foi professora do Departamento de Economia da UFPR, nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Econômicas entre 1997 e 1998. Sócia-diretora da empresa de consultoria econômico-financeira Macrodinâmica. Secretária de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná de 2003 a 2004 e Secretária Municipal da Educação de Curitiba de 2005 a 2010. Presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, 6ª região; Vice-presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Planejamento e Vice-presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Minas e Energia.
Assessor da Secretaria Municipal de Finanças
José Carlos Marucci - Economista formado pela UFPR e Mestre em Administração pela UFPR. Aperfeiçoamento em Políticas e Programação Financeira(FMI); Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental(ENAP/DF); Analista do Banco Central; Assessor Técnico no Gabinete da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná (2003-2004) e Coordenador-Geral de Estudos Orçamentários da Secretaria de Orçamento Federal (1991-1994).
Foi pesquisador assistente no Projeto Governança Cooperativa do Banco Central; e professor no Instituto Infoco e nas Faculdades Bagozzi e Unibrasil.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA
Renato Lima - Geólogo e Professor da UFPR, com pós-graduação pela UnB e na École de Mines de Paris (França). Foi idealizador e criador do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e do Centro de Apoio Científico em Desastres – CENACID/UFPR, onde é Diretor. Foi também chefe do Departamento de Geologia da UFPR. É Vice-Presidente da Organização Internacional de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente(OIUDSMA). Atua como especialista-consultor da ONU para o tema desastres ambientais e naturais. É integrante da equipe da United Nations Disaster Assessment and Coordination. Atuou como cientista especializado na área para grandes desastres naturais e ambientais para a América do Sul, Central e no Caribe. Em 2009 recebeu o Prêmio "Green Star Award" concedido pela ONU. Em 2012 foi convidado a integrar o Conselho do International Consortiun on Landslides – ICL, com sede no Japão.
Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – SEPLAN
Fábio Dória Scatolin – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie. Em 1985, concluiu especialização em Desenvolvimento Econômico no Institute del Sviluppo Economico, na Itália. É mestre em economia pela UFRS. Em 1993, tornou-se doutor em economia pela Universidade de Londres. Na UFPR já ocupou os cargos de chefe de gabinete do reitor Riad Salamuni(1985-1987), chefe do departamento de Economia, vice-reitor do setor de Ciências Aplicadas e pró-reitor de Planejamento. É professor do departamento de economia desde 1982 e leciona também no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas (mestrado e doutorado). Entre 2005 e 2006, foi assessor da Secretaria municipal de educação de Curitiba.
Scatolin coordenou a elaboração do plano de governo de Gustavo Fruet e agora coordena a equipe de transição.
Assessores da Secretaria Municipal do Planejamento
César Reinaldo Rissete - Economista formado pela UEM, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Especialista em Desenvolvimento Local e Competitividade Territorial pela CEPAL/ILPES e AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento). Especialista em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas (UnicamP). Especialista em Qualidade e Produtividade pelo Japan Productivity Center for Socio Economic Development (Japão).
Consultor do SEBRAE Paraná, coordena a área de Políticas Públicas. Trabalhou como consultor do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Economista do IPARDES; exerceu a função de Coordenador de Estudos e Projetos da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná (2003/08)
Wilhelm Milward Meiners - Economista, Consultor de Planejamento Regional e Industrial. Foi Diretor Geral da Secretaria de Estado do Planejamento, Diretor de Planejamento e Informações da Secretaria Municipal da Educação; Assessor de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação; Coordenador de Informações da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio; Diretor Técnico da COMEC, Gerente de Projetos do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade IBQP, Técnico em Planejamento do IPARDES e Assessor Técnico do IPPUC. É Professor e Pesquisador da Unibrasil e da Universidade Positivo.
Secretaria Municipal de Recursos Humanos – SMRH
Meroujy Giacomassi Cavet - Pedagoga e professora da rede estadual desde 1980, graduada em Pedagogia e Estudos Sociais, com pós-graduação em Educação Infantil e Educação Especial na área de Inclusão Social. De 1980 a 1993, regente de educação infantil, além da função de pedagoga, secretária geral e coordenadora do curso de magistério em escolas estaduais e diretora da Escola de Educação Especial CRAID. De 1994 a 2004, permaneceu no Núcleo de Educação de Curitiba nos setores pedagógico, legislação e recursos humanos. De 1998 a 2000, no Conselho Tutelar de Curitiba. De 2005 a 2010, foi assessora e superintendente na Secretaria Municipal da Educação. Nos últimos dois anos, foi superintendente na Secretaria do Estado da Educação.
Secretaria Municipal da Saúde – SMS
Adriano Massuda - Médico graduado pela UFPR. Residências em Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde pela UniCamp. É mestre em Saúde Coletiva e doutorando pela Unicamp. É professor adjunto da UFPR, licenciado, para ocupar o cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde (2011 – 2012).
Durante o exercício no Ministério da Saúde, ocupou as funções de presidente do Conselho de Administração do Grupo Hospitalar Conceição, Comitê Gestor da Força Nacional do SUS, Coordenador Nacional da Câmara Temática de Saúde da Copa do Mundo FIFA 2014, representante do Ministério da Saúde na Comissão Intergestores Tripartite.
Trabalhou como médico clínico do Centro de Saúde da Vila Ipê pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (2007 – 2008), assessor da superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp (2007 – 2009). Foi chefe de Gabinete do Ministério do Esporte (2010).
Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego – SMTE
Mirian Gonçalves – Advogada e sócia-fundadora do Escritório Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra), um dos maiores e mais antigos do estado. Mirian é uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Paraná e da Central Única dos Trabalhadores. Colaborou para a criação de diversos sindicatos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR e especialista em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha, Mirian consolidou sua formação para assessorar importantes entidades sindicais, dentre elas, o Sindicato dos Bancários de Curitiba.
Superintendente da Secretaria de Assuntos Metropolitanos
Valfrido Eduardo Prado – É contador. Prefeito de Quitandinha nos últimos oito anos.
Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A e Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CURITIBA S.A)
Gina Gulineli Paladino - Economista formada pela UFPR, com cursos de especialização e mestrado no Brasil, França, Japão e Suíça. Histórico profissional dedicado ao planejamento e à gestão de programas e projetos nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, indústria, empreendedorismo e cooperação universidade-empresa. Publicou livros e artigos e foi professora universitária. Além de consultora, exerceu funções de: Coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (SETI); Diretora do Instituto de tecnologia do Paraná (INTEC/TECPAR); Coordenadora de Administração Estratégica do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional/CNI) – Brasília-DF; Diretora e Conselheira da Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (ANPROTEC); Correspondente da Agência de Notícias da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Europa; Diretora Executiva do Instituto Euvaldo Lodi e Assessora da Presidência da FIEP; Superintendente das Áreas de Pequenas Empresas Inovadoras e de Subvenção e Cooperação da Agência Brasileira de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP/MCTI).
Diretor da Guarda Municipal
Claudio Frederico de Carvalho - Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba. Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti, Pós-Graduado em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico pelo Instituto Martinus de Educação e Cultura, MBA em Gestão Pública pela Faculdade OPET, Pós-Graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG–PR. Conselheiro da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná-ASPP e Membro da Comissão Própria de Avaliação da Escola da Magistratura do Paraná, Curitiba/PR.
Ingressou na Guarda Municipal de Curitiba em 1992 na função de GM de 3ª Classe. Desempenhou diversas funções de chefia em todos os setores da GM.
Fundação de Ação Social (FAS)
Márcia Oleskovicz Fruet – Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-PR e pós graduada em Marketing pela ESAD. Na área de comunicação trabalhou como repórter, redatora e editora em jornais, revistas, campanhas políticas e empresas de assessoria. Assessora de Comunicação Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano entre 2003 e 2004. Foi Assessora de Comunicação da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) entre 2004 e 2005. Assessora de Comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial entre 2005 e 2010. Editora na Federação das Indústrias do Estado do Paraná entre 2011 e 2012.
Fundação Cultural de Curitiba (FCC)
Marcos Cordiolli - graduado em História pela UFPR e mestre em Educação: história e filosofia da educação pela PUC-SP. É professor universitário e prestou serviços para mais 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados. É cineasta. Atuando como diretor de produção e produção executivas em filmes de longa metragem de ficção e documentário. Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (2010). É assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema – Ancine.
Instituto Curitiba de Sáude – ICS
Dr. Wilson Michaelis – Formado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná e mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela UFPR. Atualmente é professor assistente da Faculdade Evangélica do Paraná.
Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP
Liana Maria da Frota Carleial - Mestre em economia pela UFCE e doutora em teoria econômica pela USP. Tem estágio de pós-doutorado na Université Paris XIII, no Centre de Recherche en Économie Industrielle CREI (França). Professora titular aposentada do departamento de economia (UFPR), é atualmente professora do quadro permanente da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFPR e pesquisadora do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Foi Diretora Presidente do Ipardes, professora visitante na Faculté d’Économie et Géstion de Université d Amiens (França) e Diretora da Dirur – Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais no IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada da Presidência da República/SAE. Membro pleno do CIEO – Research Centre for Spacial and Organizacional Dynamics - e da diretoria eleita do Centro Internacional de Desenvolvimento Celso Furtado.
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC
Sérgio Póvoa Pires - Arquiteto e Urbanista formado pela UFPR. Especialista em Planejamento Urbano e Regional pela Deutsche Stiftung für Internationale Entwicklung (Alemanha). Especialista em Técnicas de Qualidade e Produtividade pela Japan International Cooperation Agency – Japan Productivity Center (Japão). Professor visitante: Euromed Management Marseille; Audencia Ecóle de Management Nantes; Hanken School of Economics Helsinki.
Arquiteto do IPPUC desde 1976. Supervisor de Informações/IPPUC; Administrador da Regional da Matriz/Prefeitura; Assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba; Assessor da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná; Diretor Técnico e de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba; Coordenador do Movimento pela Produtividade do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade; Coordenador do Núcleo de Ações Internacionais do Instituto Superior de Administração.
Procuradoria Geral do Município – PGM
Joel Macedo Soares Pereira Neto - Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná. Procurador do Município de Curitiba desde agosto de 1992, onde foi Procurador Judicial e por três vezes Subprocurador Geral. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Curitiba no período de 2003 a 2006. Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná no período de 2009 a 2012, e eleito novamente Conselheiro Estadual para a gestão 2013 a 2015. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná
URBS – Urbanização de Curitiba S. A.
Roberto Gregorio da Silva Junior - Engenheiro mecânico pela UFPR; especialista em engenharia de produção pela UFSC; mestre (UFPR) e doutor em administração pela PUC-PR. Realizou estudos na University of Pittsburg (EUA), Universidad Politécnica de Madrid (Espanha) e no International Institute for Management Development (Suíça). Possui mais de 30 anos de atuação profissional, em especial, nos setores de transportes e energia. É professor da UFPR e entre as funções que exerceu estão a de Chefe do Departamento de Transportes da UFPR, Superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, Diretor do Lactec, Diretor Superintendente da Escoelectric, Diretor Geral da Casa Civil e diversas gerências na COPEL. Foi Conselheiro Federal no CONFEA e Vice-Presidente do Instituto de Engenharia.
Secretaria do Governo Municipal – SGM
Ricardo Ghisi Mac Donald - Advogado pela UFPR- 1976. Ex- presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas e membro discente do Conselho Universitário da UFPR. Na Prefeitura de Curitiba já foi chefe de gabinete do prefeito Maurício Fruet (1983-1985), assessor do prefeito e administrador Regional da Matriz (1986-1988) e secretário de Governo (2005). Foi também diretor geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude- SMELJ
Aluisio de Oliveira Dutra Junior - Empresário. Jogador da Seleção Brasileira de Rugby (de 1982 a1985). Presidente do Curitiba Rugby Clube nos anos 1994 a 2000, 2007 e 2008. Idealizador do Projeto VOR (Vivendo o Rugby), projeto em parceria com a que insere jovens na pratica do Rugby. Presidente da Associação Brasileira de Rugby eleito em 2008. Fundador e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Rugby em 2009. Atualmente é diretor técnico do Curitiba Rugby Clube e da Federação Paranaense de Rugby.
Secretaria de Trânsito - SETRAN
Joel Krüger - Engenheiro Civil pela UFPR (1984). Mestre em Educação pela PUC-PR (1995). Possui dois cursos de especialização: Gestão Técnica do Meio Urbano e Didática no Ensino Superior, promovidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Université de Technologie de Compiègne (França). Atualmente é coordenador do Curso de Engenharia Civil da PUC, onde atua desde 1985 como professor universitário. É presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - CREA-PR, mandato 2012-2014. É diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná, mandato 2011-2014. Ex-diretor da Prefeitura Municipal de Curitiba no Departamento de Infraestrurutra de Tráfego (1986-1988). Ex-funcionário da URBS entre 1985 e 1997. Membro fundador e primeiro presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da PMC.
Secretaria de Urbanismo - SMU
Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro - Engenheiro Civil pela Universidade Católica do Paraná em 1984. Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUC e UTC/Université de Technologie Compiègne. Professor das Disciplinas de Normas e Leis de Engenharia, Construção de Edifícios, Organização Industrial e Administração de Empresas e Introdução à Engenharia, todas as disciplinas do Curso de Engenharia Civil – PUC/PR (1990-1996). Em 1983, Ingressou no setor público, na Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba. Na SMU, foi chefe de Serviço de Alvarás de Construção do Departamento de Controle de Edificações (1986-1987), chefe de Divisão de Projetos de Ruas do Departamento de Uso do Solo (1987-1988), chefe de Serviço de Fiscalização e Vistoria de Obras do Departamento de Controle de Edificações (1990), assistente técnico do Departamento de Fiscalização (1990-1992), diretor do Departamento de Controle de Edificações (2005-2007). Foi diretor de Engenheiros Autônomos e Profissionais Liberais do SENGE/PR (1987-1988).
Companhia de Habitação Popular - COHAB
Ubiraci Rodrigues – Formado em Ciências Contábeis. Funcionário da Caixa Econômica Federal há 23 anos. Instrutor de Habitação da Caixa Econômica Federal há 20 anos. Atualmente é gerente Nacional de Construção Civil para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.