Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impacto financeiro orçamentário

Congresso derruba veto à desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Redação Bonde com Agência Brasil
15 dez 2023 às 08:59

Compartilhar notícia

- Jefferson Rudy - Agência Senado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em sessão conjunta do Congresso Nacional, senadores e deputados federais derrubaram na quinta-feira (14) o veto presidencial ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos e de pequenos municípios até 2027. No Senado, foram 60 votos pela derrubada do veto contra 13 contrários. Na Câmara, foram 378 votos pela derrubada do veto e 78 pela manutenção do veto presidencial.  


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva argumentou que a desoneração reduz a contribuição para a Previdência Social, sendo inconstitucional por não demonstrar o impacto financeiro orçamentário, nem indicar a compensação dessas perdas. Implementada em 2011 como medida temporária, a política de desoneração da folha vem sendo prorrogada desde então. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Ministério da Fazenda vinha propoondo que a desoneração fosse discutida junto com a reforma tributária sobre a renda, a ser discutida em 2024. O governo também prometeu apresentar uma proposta alternativa à desoneração.   

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Aprovado pelo Congresso em outubro, o projeto prorroga até o ano de 2027 a contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. Até 2011, esses setores contribuíam com 20% da folha de pagamento para a Previdência Social. 


Os 17 setores beneficiados com a desoneração da folha são confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação; tecnologia de comunicação; projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas. 


Imagem
Festival Kinoarte promove sessão especial de cinema no Museu Histórico de Londrina
Com o intuito de resgatar e preservar a memória dos primeiros momentos de Londrina, o 25º Festival Kinoarte de Cinema retorna à cena cultural com uma programação especial.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo