Alvaro Dias (PDT)
O candidato tem como maior preocupação em suas propostas para a Educação na próxima administração a capacitação e renovação do educador. Alvaro promete, para isso, valorizar o professor como formador de cidadão e cidadania e também afirma que vai promover maior participação de pais e mestres para o desenvolvimento de projetos comunitários.
Beto Richa (PSDB)
O plano de governo do tucano Beto Richa propõe a redução da taxa de analfabetismo com programas destinados para a educação infantil e a reestruturação do Plano de Cargos e Salários. Richa também promete formar a Rede do Conhecimento com as instituições de Ensino Superior no Estado, com o objetivo de criar um centro de pesquisas.
Giovani Gionédis (PSC)
Gionédis apresenta como destaque em suas propostas para a Educação a criação de uma reserva de 50% nas Universidades e Faculdades estaduais para os paranaenses. O candidato acredita que dessa forma os alunos de famílias de baixa renda e os residentes comprovados no Estado sejam beneficiados pelo ensino gratuito. Gionédis também promete implementar o Plano de Cargos e Salários para os professores.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Padre Roque Zimmermann (PT)
O petista pretende investir 30% dos recursos na área educacional e, em especial, reduzir a taxa de analfabetismo e aumentar a escolarização com atendimento mais amplo e eficaz à educação infantil. Roque também promete reabrir 1080 cursos profissionalizantes e criar novas vagas e aumentar a estrura da educação no campo.
Roberto Requião (PMDB)
O peemedebista promete criar um canal de diálogo amplo e sempre acessível para negociações com os professores. O candidato defende o cumprimento das leis trabalhistas para os educadores. Requião também prometeu investir 25% do fundo constitucional da receita estadual para a Educação, além de fiscalização rigorosa da aplicação dos fundos para o setor.
Rubens Bueno (PPS)
Bueno quer fazer uma reestruturação geral na organização do sistema estadual de educação através do debate com todos os profissionais do setor. O candidato também destaca a criação e amplicação de vagas em creches e no ensino fundamental em geral, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. Bueno promete também garantir os recursos públicos para colocar em prática a reestruturação da rede de ensino pública estadual.