Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições 2014

Conselho da OAB pede cassação de Levy Fidélix

Mariana Franco Ramos – Folha de Londrina
29 set 2014 às 20:42

Compartilhar notícia

- Divulgação/Record
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou nesta segunda-feira (29) duas representações, junto à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a cassação da candidatura do candidato à Presidência da República Levy Fidélix (PRTB). Nos documentos, assinados pela presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual, Maria Berenice Dias, a entidade também reivindica o exercício do direito de resposta à comunidade LGBT (sigla que se refere a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), face às manifestações homofóbicas de Fidélix no debate eleitoral ocorrido na noite de ontem, na TV Record.

Nas petições, endereçadas ao procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, e ao presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli, Berenice argumenta que não podemos "permanecer silentes diante de tamanha agressão perpetrada pelo candidato". Ela lembra, ainda, que o político usufrui de recursos do fundo partidário, distribuído a todas as legendas. "Não restam dúvidas de que o candidato infringiu a legislação eleitoral, incidindo as referidas condutas em crime eleitoral", diz um dos trechos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Ao responder a um questionamento de Luciana Genro (Psol) sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, Fidélix afirmou que "aparelho excretor não reproduz" e falou da "necessidade de enfrentar essa minoria" (referindo-se aos LGBT). Ele também relacionou a homossexualidade à pedofilia, quando disse concordar com a atitude do papa Francisco, de "expurgar" padres pedófilos da Igreja.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Apesar de o PRTB não possuir nenhum representante na Câmara dos Deputados, Levy Fidélix vem participando dos debates presidenciais porque o partido elegeu, em 2010, o deputado Aureo (SD-RJ), que mais tarde veio a mudar de sigla. Com isso, as emissoras foram obrigadas pela Justiça Eleitoral a chamá-lo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo