Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Caso arquivado

Conselho de Ética livra Ricardo Barros de processo interno no caso Covaxin na Câmara de Deputados

Folhapress
23 nov 2021 às 19:30
- Billy Boss/Câmara dos Deputados
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (23), o arquivamento de processo contra o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) no caso Covaxin. Foram 13 votos a 6 a favor do líder do governo Bolsonaro. Assim, fica descartado qualquer tipo de punição ao parlamentar.

Os deputados disseram faltar "justa causa" na ação sobre suspeitas na compra da vacina indiana. A representação foi protocolada pelo PSOL após o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) dizer, em depoimento à CPI da Covid, que Barros estava ligado ao caso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo relato de Miranda na CPI, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria dito que Barros queria fazer rolo no Ministério da Saúde. Barros, por sua vez, nega participação nas negociações envolvendo a compra de vacinas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abertura da Expo

Pré-candidatos a prefeito disputam espaço na ExpoLondrina com presença do governador

Imagem de destaque
Entenda

Lula diz que Brasil 'não precisa de inteligência artificial', mas terá plano próprio para a tecnologia

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ; Foto:
Entenda

Conversa de Moro com Gilmar é busca por maior diálogo com STF para tentar salvar mandato

Imagem de destaque
Professores e servidores

Câmara de Londrina aprova projeto que propõe cursos de defesa pessoal nas escolas

O líder do governo integra lista de sugestões de indiciamento produzida pela comissão.

Publicidade

O relatório recomendando o arquivamento do processo já tinha sido apresentado, mas a votação havia sido adiada por pedido conjunto de vista dos deputados Hiran Gonçalves (PP-RR) e Ivan Valente (PSOL-SP).

No início do mês, o conselho também havia arquivado representação aberta pelo PTB contra Miranda.

Publicidade

O relatório com a recomendação pelo arquivamento, elaborado pelo deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), foi aprovado por 13 votos a favor e somente 1 contrário.

A ação contra Miranda foi protocolada pelo PTB após as denúncias feitas pelo parlamentar sobre irregularidades na compra da Covaxin.

Publicidade

Segundo o partido, Miranda "aliou-se a pessoas e utilizou-se da periclitante circunstância da pandemia mundial da Covid-19 a fim de criar uma narrativa com o único objetivo de prejudicar o presidente da República".

Na tramitação do processo no Conselho de Ética, o deputado Abramo mudou de voto. Em 22 de setembro, ele leu um parecer no qual defendia a admissibilidade da representação contra Miranda, argumentando que o processo merecia prosperar para sanar "toda e qualquer dúvida" sobre os fatos.

No relatório, ele disse que, "sendo confirmadas as condutas contidas na representação, vislumbro que o representado agiu, sim, de forma contrária ao que dispõe o Código de Ética e decoro parlamentar desta Casa".

Nesta quarta, porém, ele leu uma complementação de voto na qual citou um parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República) dizendo que o parlamentar "nunca fez considerações acerca de suposta prevaricação de Bolsonaro" e "apenas relatou ao presidente suas suspeitas sobre a aquisição da Covaxin".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade