A presidência da Câmara Municipal de Curitiba assinou convênio com a Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5), em Brasília, para integrar a Rede Legislativa de TV Digital. O acordo vai abrir à Casa um canal digital de TV aberta com programação 24 horas, para permitir não só o acompanhamento das sessões plenárias, mas também a divulgação de conteúdo educativo e interativo, visando a transparência e a participação popular.
O Legislativo de Curitiba, agora, vai apresentar à Câmara dos Deputados o projeto com as especificações técnicas de implantação de equipamentos de difusão. Após a aprovação do documento, os equipamentos serão comprados ou locados por meio de processo licitatório.
Com o recurso da multiprogramação, a Rede Legislativa de TV Digital, criada em 2006, compartilha o mesmo canal (61) com até quatro emissoras. As bandas são operadas pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, e cabe ao telespectador selecionar ao que assistir.
Leia mais:
Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF
Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF
Investigados por golpe obtiveram informações da delação de Mauro Cid
“Lula não sobe a rampa”: documento apreendido pela PF planejava impedir posse
O convênio foi firmado junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). A cerimônia de assinatura também reuniu os presidentes das Assembleias Legislativas do Paraná, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte e da Câmara Municipal de Natal.
A Rede Legislativa já está no ar em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza e, na próxima semana, começa a operar em Porto Alegre. Dentro do projeto de interiorização da parceria, que será estendido ao Paraná, as Câmaras de Vereadores de Jaú, Barretos e Ribeirão Preto, cidades localizadas no estado de São Paulo, aguardaram autorização final do Ministério das Comunicações para ligar os transmissores. (com Câmara Municipal de Curitiba)