Os sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) elegeram ontem por unanimidade Henrique Naigeboren para ser o presidente do órgão no próximo ano. Naigeboren, que foi vice-presidente do TCE na gestão que se encerra, é cunhado do governador Jaime Lerner e irá suceder Rafael Iatauro, que presidiu o tribunal nos últimos dois anos.
Apesar da votação ter sido secreta, a eleição de Naigeboren já era dada como certa pelos conselheiros do órgão. Um acordo informal entre a cúpula do TCE prevê um sistema de rodízio dos conselheiros nos cargos diretivos, que permanecem dois anos em cada cargo. Dessa forma, o atual corregedor-geral Nestor Baptista também foi eleito por unanimidade para o posto de vice-presidente, enquanto Heinz Herwig inicia seu período na direção do TCE como corregedor-geral.
A nova mesa diretiva acabou gerando uma situação sui generis para o governador eleito Roberto Requião (PMDB). Tanto o novo presidente do TCE como o corregedor-geral têm grande afinidade com Lerner (PFL), inimigo político de Requião nos últimos oito anos. Naigeboren, que foi indicado por Lerner para ocupar o conselho do tribunal em 1995, por ser cunhado. Herwig, que foi secretário de Transportes de Lerner, foi indicado pela Assembléia Legislativa com o apoio da bancada governista em maio de 2000.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Leia esta e outras notícias na Folha de Londrina desta sexta-feira.