Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Regulamentação

Decreto sobre uso de armas amplia porte para deputados e jornalistas

Agência Brasil
08 mai 2019 às 20:42
- Valter Campanato/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira (8) o Decreto Presidencial nº 9.785/2019 alterando a regulamentação do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2016). A medida muda regras sobre aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo.
Entre as novidades, o decreto amplia a diversidade de calibres de armas de uso permitido, incluindo semiautomáticas; aumenta a quantidade de compra de munições para armas de uso permitido (5 mil unidades por ano) e para armas de uso restrito (1 mil unidades por ano).


A nova norma estende a onze categorias o direito de porte de armas. Foram contemplados, entre outros, instrutores de tiros, colecionadores e caçadores; detentores de mandatos eletivos (Executivo e Legislativo), advogados e jornalistas que façam cobertura de pautas policiais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O decreto abre o mercado e faculta a possibilidade de importação de armas de fogo, desde que autorizada pelo Exército, por diferentes instituições de segurança pública, empresas de comercialização de armamento e munições e pessoas físicas autorizadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
4 votos a 2

TRE-PR forma maioria de votos contra cassação de Sergio Moro

Imagem de destaque
Placar está em 3 a 2

Desembargador vota pela cassação de Sergio Moro em 4ª sessão de julgamento

Imagem de destaque
Internet

Ataque de Musk a Moraes gera reação do STF e cobrança no Congresso por regulação de redes

Imagem de destaque
Eleições municipais de 2024

De olho na Câmara de Londrina, secretários municipais pedem exoneração


Presunção de inocência

Publicidade


Para aquisição de arma de fogo, nacionais ou importadas, e para obter o Certificado de Registro de Arma de Fogo, o interessado deverá apresentar declaração de efetiva necessidade. Segundo o decreto, "presume-se a veracidade dos fatos e das circunstâncias afirmadas na declaração".


A flexibilização foi comemorada por Benedito Gomes Barbosa Júnior, mais conhecido como Bené Barbosa, presidente do Movimento Viva Brasil e autor do livro Mentiram pra Mim sobre Desarmamento. Segundo ele, "os critérios agora são mais objetivos, menos passíveis de interpretações e negativas por razões ideológicas e de crença religiosa".

Publicidade


Na avaliação de Barbosa, o decreto aplica a "presunção da inocência" e elimina "burocracias desnecessárias" e outras dificuldades: "O Brasil foi tomado por uma ideia burocratizante tão grande, de exigência papel e comprovações. Isso [a medida] é muito interessante, diferente do que tínhamos no passado, temos um governo que parte do princípio de acreditar na sua população".


Conforme o presidente do Movimento Viva Brasil, os defensores da flexibilização do acesso às armas de fogo tentarão no Congresso Nacional anistiar a posse de armas com registros antigos e herdadas e mudar o Estatuto do Desarmamento, reduzindo de 25 para 21 anos a idade mínima para ter direito a possuir armas.

Publicidade


Ineficiência para coibir violência


A oposição ao governo no Congresso Nacional é contra mudar o Estatuto do Desarmamento. Deputados apresentaram projetos de decreto legislativo para tentar sustar o Decreto nº 9.785/2019. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encomendou estudo sobre a iniciativa do governo à Consultoria Legislativa da Casa.


O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou nota onde apontou ver "com bastante preocupação a assinatura do decreto presidencial para facilitar o acesso a armas de fogo e munições". Segundo a organização, a medida "ignora estudos e evidências que demonstram a ineficiência de se armar civis para tentar coibir a violência em todos os níveis".

Levantamento do Instituto Sou da Paz indica que entre 2010 e 2018 foram comercializadas 1,4 bilhão de munições no Brasil. No ano passado, apenas uma de cada quatro munições comercializadas eram passiveis de rastreamento pelos órgãos de segurança pública, conforme prevê o Estatuto do Desarmamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade