Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrevista à FOLHA/Bonde

Defensoria Pública também "lamenta" entrevista de Requião

Roger Pereira - Redação Bonde
10 set 2014 às 16:54

Compartilhar notícia

- Paulo Lisboa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de ter criticado a declaração do governador Beto Richa (PSDB) de que "não estamos na Suíça", a defensora pública geral, Josiane Fruet Bettini Lupion, voltou a se manifestar sobre as sabatinas dos candidatos ao governo à Folha e ao Bonde. Desta vez, para criticar o senador Roberto Requião, que minimizou a importância do órgão e afirmou que Defensoria Pública é reivindicação de advogado desempregado. Para a defensora, "o candidato desconhece que o modelo público de acesso à justiça – que conta com profissionais qualificados e com dedicação exclusiva – é o mais indicado exatamente para contextos de elevados índices de pobreza e desigualdade social, conforme reiteradas recomendações da Organização dos Estados Americanos (OEA)".

Ela cita que uma Defensoria forte é reivindicação legítima de ao menos 70% (setenta por cento) da população paranaense que se enquadra no perfil socioeconômico do assistido, sendo estimada por estudo do IPEA a necessidade de aproximadamente 900 Defensores Públicos para atendimento pleno no Estado do Paraná. "O número é factível em termos orçamentários e dentro da meta de 8 (oito) anos estabelecida pela Constituição, mormente levando em conta o alcance e a eficiência da atuação decorrente da dedicação exclusiva exigida para a carreira", comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A nota sustenta ainda que Requião desconhece os debates de pelo menos trinta anos sobre a ampliação dos conceitos de acesso à justiça e de assistência jurídica integral, bem como a atuação da Defensoria Pública na resolução de conflitos pela via extrajudicial, na tutela coletiva e como órgão da execução penal. " É lamentável, ainda, que o candidato desconheça que a Defensoria Pública já tem ‘autonomia e orçamento próprio’ há mais de 10 dez anos – desde a Emenda Constitucional nº. 45, de 2004 – não tendo obtido tal reconhecimento antes, no Paraná, apenas porque houve omissão do Estado quanto a sua regulamentação e estruturação", conclui.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Confira a entrevista na íntegra


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo