A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara reúne-se às 9h30, no plenário 9, para votar requerimentos e propostas de fiscalização. O primeiro item da pauta é o requerimento do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que pede a convocação da ministra da Secretaria de Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva, para explicar a viagem à Argentina e comprovar se os recursos públicos foram realmente utilizados em caráter oficial ou para um encontro religioso.
A Comissão de Ética Pública da Administração Federal advertiu a ministra e recomendou que devolvesse o dinheiro público gasto com a viagem. Benedita da Silva pagou ontem as duas passagens aéreas usadas para a viagem à Argentina no mês passado.
A seguir a ministra pretende recorrer ao Tribunal de Contas da União (TCU). Se ficar comprovado que não houve nenhuma irregularidade, a ela deve pedir o ressarcimento do valor devolvido.
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
No final de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a autorização da viagem da ministra Benedita da Silva à capital argentina. O motivo oficial, conforme o DOU, foi a participação de Benedita no 12º Café da Manhã Anual de Oração, e não o encontro com a ministra do Desenvolvimento Social da Argentina, Alicia Kirchner.
Benedita argumentou que foi um erro burocrático, pois um funcionário do ministério teria esquecido de protocolar o encontro com a ministra argentina.