A presidente Dilma Rousseff está reunida nesta quinta-feira, 30, no Palácio do Planalto, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que assumirá a chefia da Casa Civil. As primeiras mudanças da reforma ministerial podem ser oficializadas ainda hoje.
Antes de Mercadante, a presidente se encontrou com a atual titular da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que vai deixar o Palácio do Planalto para concorrer ao governo do Paraná. Mesmo antes do anúncio da substituição, Mercadante já tem despachado em salas da Casa Civil no quarto andar do Planalto.
Mercadante completou na última sexta-feira, 24, dois anos à frente do Ministério da Educação (MEC) e, segundo apontaram agentes da área de educação consultados pelo Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado, com um saldo que inclui a demora na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), uma relação desgastada com o setor privado e a falta de resultados concretos no ensino médio.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Por outro lado, a era Mercadante também é marcada pela criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a consolidação de programas como o Ciência sem Fronteiras e o Pronatec.