No almoço oferecido aos senadores do PMDB no início da tarde, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff declarou que deseja manter uma "relação boa" com a bancada. Segundo o relato de um dos senadores que participaram do encontro, Dilma abriu a reunião justificando a ausência do chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Nesta manhã, a Comissão de Agricultura da Câmara aprovou a convocação de Palocci para explicar aos deputados sua evolução patrimonial.
Segundo esse senador, Dilma relatou que Palocci não participaria do almoço porque estaria reunido com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tratar de outros assuntos do governo. Ainda segundo a fonte, a crise envolvendo o chefe da Casa Civil não foi abordada durante o encontro, que foi marcado pela cordialidade entre a presidente e os senadores. Da bancada de 19 senadores, não compareceram Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Lobão Filho (PMDB-MA), que está hospitalizado.
Empenhada em se aproximar dos aliados, Dilma afirmou que encontros como este vão se tornar "rotina" a partir de agora. Ela enfatizou a importância de governar em sintonia com os três poderes. "Ninguém governa só com o Executivo", disse Dilma, segundo relato do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Na última segunda-feira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, declarou em entrevista à rádio Estadão ESPN que o governo não precisa do Congresso para governar.