Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Twitter

Doria e Queiroga trocam acusações sobre vacina contra Covid em rede social

Folhapress
04 jun 2021 às 10:58
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), acusou em rede social o governo federal de não se importar com vidas na pandemia. Isso porque o estado ainda não recebeu parte das doses da vacina da Pfizer que chegaram no Brasil e foram entregues ao Ministério da Saúde.


"Descaso com a vida dos brasileiros. Ontem, o Ministério da Saúde recebeu 936 mil doses da vacina Pfizer em Viracopos (SP). Surpreendentemente, até agora SP não recebeu nenhuma dose. A resposta do MS é que hoje (03/06) é feriado. Pelo visto, para o governo federal vidas não importam", escreveu Doria no Twiter.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ministro Marcelo Queiroga respondeu o tucano. "Senhor governador, antes de emitir esse tipo de comunicado, informe-se com seu secretário de Saúde como funciona a tripartite. Daí, conversamos. Pare de palanque. Precisamos unir o Brasil", escreveu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


Parte da administração do SUS (Sistema Único de Saúde) é feita pela CIT (Comissão Intergestores Tripartite), que é um grupo de negociação e articulação que reúne gestores a nível nacional, estadual e municipal.

Publicidade


A comissão é composta por membros indicados pelo Ministério da Saúde, pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), e as decisões são tomadas em consenso.


Doria rebateu afirmando que o ministério estava deixando as doses na prateleira. "Ministro, hoje o Brasil registrou 2 mil mortes. É uma vergonha o sr achar normal guardar vacina na prateleira porque é feriado. Tripartite pra mim é vacina no braço. Somos servidores públicos. Temos a missão de vacinar os brasileiros com urgência", escreveu.

Publicidade


As vacinas a que Doria se refere fazem parte do primeiro lote de 1 milhão de doses entregue ao Brasil pela farmacêutica americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNtech. Elas correspondem a 1% dos 100 milhões de doses que as fabricantes deverão entregar até o fim de setembro e que serão distribuídas igualmente aos estados.


Na quarta-feira (2), Doria anunciou que prevê a vacinação de toda a população adulta (a partir de 18 anos) do estado de São Paulo até o dia 31 de outubro. No entanto, o plano depende do cumprimento do cronograma de recebimento de vacinas do governo federal.

No mesmo dia, novo cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde reduziu de 43,8 milhões para 39,9 milhões o total de doses previstas para o mês de junho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade