O deputado estadual Tercílio Turini assinou nesta segunda-feira (25) sua filiação ao MDB. O parlamentar conseguiu nas últimas semanas a anuência estadual e federal para deixar o PSD, do governador Ratinho Junior, e agora trabalha para construir sua pré-candidatura à Prefeitura de Londrina.
A cerimônia de filiação contou com a presença do presidente do MDB do Paraná, deputado estadual Anibelli Neto, do ex-governador Orlando Pessuti e do deputado federal Sergio Souza, além de outras lideranças partidárias.
Como a janela para mudança partidária neste ano é exclusiva para vereadores, os deputados só podem mudar de legenda com autorização dos diretórios estaduais e federais. E cabe ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) homologar a mudança.
Leia mais:
Lula segue lúcido e caminha e se alimenta normalmente, diz boletim
Braga Netto entregou dinheiro em sacola de vinho para plano de matar autoridades, diz Moraes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
O deputado estadual não esconde sua vontade de concorrer no pleito de outubro, o que classifica como uma forma de encerrar seu “ciclo” na política, e vinha articulando a mudança partidária há alguns meses. O ponto é que há outros pré-candidatos no PSD, como os deputados estaduais Tiago Amaral e Cloara Pinheiro, e a federal Luísa Canziani.
“A gente tem a pretensão de ser pré-candidato, mas não gostaríamos de fazer uma concorrência interna”, pontuando que, como está na base do governador, a ideia sempre foi migrar para outra legenda “aliada” a Ratinho.
“Nós conseguimos há cerca de duas semanas a autorização do PSD do Paraná e, na sequência, conseguimos do nacional. Fomos até o TRE-PR, que homologou, dando uma tutela antecipada, e ficamos livres, percorrendo todo o caminho legal”, explica Turini, que já havia sido convidado pelo partido há cerca de dois anos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: