Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Eleições em Londrina devem ser resolvidas no primeiro turno, mostra nova pesquisa

Pedro Moraes - Grupo Folha
30 out 2020 às 08:23
- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tendência de que as eleições em Londrina sejam decididas em primeiro turno aumentou. De acordo com a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e a Rádio Paiquerê 91,7, nesta sexta-feira (30), o atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), tem 60,5% das intenções de votos válidos, no cenário atual, quando os nomes dos candidatos foram listados. Em segundo lugar, permanece o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (PROS), que marcou 17,8%. Em relação ao cenário anterior, divulgado no dia 7, Belinati cresceu 7,5%, enquanto seu principal oponente caiu 10,7%, como aponta a segunda fase da consulta popular.


"Em comparativo com a fase um, que foi medida antes do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, observo que a maioria dos candidatos mantiveram os índices ou cresceram. Apenas um candidato teve uma queda significativa, que foi o Boca Aberta”, detalhou Edmilson Vicente Leite, diretor estatístico do estudo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A tendência de queda única para Boca Aberta é explicada a partir de outro levantamento da pesquisa, que questiona, independentemente da opinião do entrevistado, quem a pessoa acreditaria que iria ganhar. "O eleitor tem esse comportamento: acreditando que o candidato não tem possibilidade de ganhar, começa a migrar para outros. Isso fica claro porque o deputado teve um decréscimo, que foi distribuído para os demais”, analisou Leite. Boca Aberta, que teve a campanha impugnada e está recorrendo no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), manteve a marca de candidato com a maior rejeição, com 39,6%. Antes, ele havia marcado 40,9%. Já o índice do prefeito, que antes era de 5%, passou para 7,3%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Adicional por tempo de serviço

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores

Imagem de destaque
Polêmica

Lei aprovada na Alep livra membros do MPPR de processo por infrações leves

Continue lendo na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade