O prefeito Silvio Barros anunciou, na tarde desta terça-feira (1), que está deixando o PP, partido ao qual estava filiado desde 1998. Declarou que em virtude das mudanças que fará no secretariado é necessário que esteja isento de composições políticas. "Há muitas pessoas competentes que poderiam fazer uma aliança com a administração municipal que não aceitariam o cargo por razões políticas. Quero que essas pessoas possam compor o quadro sem inibição política. É uma oportunidade para que as pessoas que foram convidadas possam aceitar a função".
Ao todo serão, no mínimo, sete secretários novos, conforme o prefeito. Ele confirmou as mudanças nas secretarias da Educação, Esportes e Lazer, Meio Ambiente e Agricultura e Comunicação Social. Ainda não anunciou os nomes que deverão suceder, mas garantiu que até o final da semana o quadro deverá estar definido. "Estou aguardando algumas respostas a convites que foram feitos".
Sobre o momento de realizar a reforma administrativa, o prefeito disse que é a época adequada. "Estamos entrando nos dois anos finais da administração. Os secretários que deixam a administração nos ajudaram no planejamento e agora precisamos realizar". Afirmou que a reformulação é um processo natural e que o único objetivo é "concretizar ações pelo bem da população de Maringá".