Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto de lei

Em Londrina, Lei de Parcelamento do Solo prevê consulta prévia opcional

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
07 jun 2024 às 10:06
- Roberto Dziura Jr/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A comunidade londrinense pôde discutir o mérito da nova Lei de Parcelamento do Solo (PL n° 140/2023) na noite de quarta-feira (5). O projeto de lei, que é complementar ao Plano Diretor, foi analisado no âmbito da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da CML (Câmara Municipal de Londrina).


O PL define diferentes modalidades de parcelamento do solo, como loteamento, desmembramento (sem abertura de novas ruas), loteamento de acesso controlado (com restrições de acesso por meio de portarias) e loteamento industrial. Além disso, especifica regras para cada modalidade, incluindo a necessidade de áreas destinadas ao uso público, infraestrutura básica, e contrapartidas em educação, saúde e assistência social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o diretor-presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Gilmar Domingues Pereira, a proposta do Executivo simplifica a legislação e flexibiliza alguns pontos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cinco

Adrilles Jorge vira vereador e demais ex-BBBs fracassam nas urnas; veja quem concorreu

Imagem de destaque
Impasse

Multa de R$ 28,6 milhões paga pelo X é transferida para conta na Caixa

Imagem de destaque
Repercussão das eleições

Deputados retomam sessões plenárias na Assembleia Legislativa

Imagem de destaque
Oito novatos

Veja quais bandeiras os novos vereadores vão defender na Câmara de Londrina


“Esse projeto é amplo, ele trata do parcelamento do solo para toda a área urbana e área de expansão urbana no município de Londrina, e coloca alguns regramentos, além de flexibilizar o licenciamento ao longo das rodovias e facilitar alguns procedimentos”, resume Pereira, que cita a alteração para que a consulta prévia de parcelamento do solo - hoje conhecida como CPVT - seja opcional.


Um dos avanços da nova lei diz respeito aos condomínios com faces voltadas para mais de duas vias públicas. Hoje, a legislação determina que eles devem ter os lotes abertos para as ruas e avenidas. Já o texto que será votado pela CML diz que os condomínios precisarão apresentar 1/3 de permeabilidade visual, 1/3 de lotes abertos e 1/3 de fechamento - essa flexibilização já é prevista na LUOS (Lei de Uso e Ocupação do Solo), que também tramita na Câmara.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Lei de Parcelamento do Solo prevê consulta prévia opcional
Audiência pública na Câmara analisou o mérito da lei complementar ao Plano Diretor, que deve ser votada antes do recesso
Imagem
Prefeitura de Londrina pede reajuste salarial de 25% para guardas municipais
A Prefeitura de Londrina encaminhou dois projetos de lei para a CML (Câmara Municipal de Londrina) que tratam dos vencimentos dos guardas municipais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo