O lado norte da Esplanada dos Ministérios, reservado aos manifestantes contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, ainda tem clima tranquilo na manhã deste domingo, 17. Favoráveis ao governo estão concentrados no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, a seis quilômetros no Congresso Nacional.
Até as 10h30, a concentração de pessoas ainda era baixa na Esplanada, o que deixa as ruas com clima de área de lazer. As pessoas aproveitam a área fechada para andar de bicicleta, caminhar e passear com crianças em carrinhos. Algumas já reservaram o lugar debaixo das poucas sombras encontradas no local.
A presença mais marcante até o momento é de vendedores ambulantes, principalmente de água e refrigerantes em pontos estratégicos. Há um efetivo da polícia concentrado principalmente em frente ao Ministério dos Transportes. Banheiros químicos foram espalhados ao longo da Esplanada.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Algumas faixas foram afixadas com dizeres como "Sérgio Moro, juiz da Globo e do PSDB" e "Não vai ter golpe, vai ter emprego e salários". Um carro de som está sendo preparado.