A Frente Ampla pelos Avanços Sociais se reuniu nesta sexta-feira, em Londrina, para discutir projetos que possam diminuir o preço dos pedágios no Paraná. Durante o encontro, foi anunciada a proposta de realização de um plebiscito popular para reduzir os valores. A proposta vai ser encaminhada à Assembléia Legislativa no dia 20 de novembro, quando acontece uma marcha contra os altos preços.
De acordo com o coordenador da Frente, Doático Santos, o plebiscito pode decidir pela intervenção do Governo do Estado na questão. Se isso ocorrer, o projeto será encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral. "A intervenção é um ato administrativo que pode ser praticado hoje, mas há 40 processos em que o Executivo toma uma posição em relação ao pedágio e quase tudo fica parado no Poder Judiciário", avaliou.
Doático Santos destacou que o plebiscito, se aprovado, resolveria essa questão. "O plebiscito possibilitaria uma discussão maior, a formação de convicção e o respaldo popular. Nós teríamos uma ampla legitimidade de um ato que viesse do resultado de uma aprovação como essa porque eu tenho certeza de que o plebiscito terá aprovação acima de 80% da população", calculou.