O vice-prefeito de Matinhos, José Maria Correia (PMDB), será sabatinado hoje na Assembléia Legislativa pelos deputados estaduais. Correia foi indicado pelo governador Roberto Requião (PMDB) para ser o interventor no município de Matinhos (litoral do Estado), após o prefeito Acindino Matos Duarte (PMDB) ter sido afastado por irregularidades nas contas da prefeitura. Depois da sabatina, os deputados irão realizar uma votação secreta para decidir se aceitam ou não o nome de Correia.
As irregularides foram constatadas após uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que durou 60 dias. O relatório do conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães apontou um desvio de verbas que chega ao R$ 2,6 milhões. Segundo o relator, a contabilidade da prefeitura não registrava os impostos municipais arrecadados da população, ou registrava os valores a menor.
Outras irregularidades, como a falta de registro de despesas realizadas para reparar os danos causados pela ressaca na beira-mar no ano passado também foram encontradas. Auditores do TCE e membros do Ministério Público (MP) estadual continuam as investigações para apurar o destino final do dinheiro.