Cumprindo decisão judicial, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSBD), empossou no final da tarde desta segunda-feira (14), o suplente Gilberto Martin (PMDB) no cargo de deputado estadual. A vaga decorre do afastamento do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), agora secretário de Estado do Trabalho, e que havia sido preenchida pelo suplente da coligação Elton Welter (PT).
A iniciativa, explicou Rossoni, atende a nova decisão da Justiça, no sentido de que as vagas dos deputados licenciados da Casa pertenceriam aos partidos, e não às coligações partidárias pelas quais concorreram nas eleições de 2010, conforme entendimento anterior. "Embora eu tenha outro entendimento, de que a vaga é da coligação, decisão judicial não se discute, se cumpre. Vamos agora esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal". Pela decisão judicial o deputado Élton Welter (PT), que chegou a tomar posse no último dia 2, retorna à condição de suplente.
Welter disse que respeitará a decisão, mesmo sendo contrária a ele, mas que usará todos os recursos possíveis para reverter a situação. "Confio na Justiça. Eu fui homologado como primeiro suplente e acredito que a vaga deveria ser de quem fez mais votos", disse. Welter fez 41.918 votos e Gilberto Martins 40.552.
Leia mais:
Suposta candidata fala que comprou 1.000 votos, recebeu só 29 e pede devolução em Pix
Lula segue lúcido e caminha e se alimenta normalmente, diz boletim
Braga Netto entregou dinheiro em sacola de vinho para plano de matar autoridades, diz Moraes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
Soldado
Em seu primeiro mandato como deputado, Gilberto Martin (PMDB), disse estar feliz e honrado com a posse. E já se colocou a disposição da nova Mesa Diretora da Casa. "A vontade de trabalhar é grande. E quero contribuir com o trabalho que está sendo feito pelo Rossoni, me colocando como mais um soldado da Casa", observou.
Embora não haja uma decisão final sobre a vaga, Martin está confiante que continuará na Casa. "Acredito que permanece o entendimento do próprio STF, que definiu que a vaga é do primeiro suplente do partido e não da coligação. O Tribunal de Justiça apenas manteve um entendimento do Supremo", disse o novo deputado que trabalhará pela causa da saúde
Perfil
Gilberto Martin nasceu no dia 28 de fevereiro de 1958, em Catanduva (SP). É casado e pai de dois filhos. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1983, especializou-se em Saúde Pública pela Fiocruz, em gerontologia pelo Inbrape e fez mestrado em Saúde Coletiva pela UEL. Na área pública, foi prefeito de Cambé (1993 a 1996), secretário municipal de Saúde daquele município (1983 a 1988), diretor da 17ª Regional de Saúde de Londrina em 2003 e superintendente de Gestão em Saúde (2004 a 2007).
Como secretário municipal participou do processo da constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e como prefeito foi uma das sete primeiras autoridades a receber da Unicef (órgão das Nações Unidas para crianças e adolescentes) em 1996 o título de prefeito "Amigo da Criança", devido a programas voltados para a redução da mortalidade infantil, educação na redução da evasão escolar, retirada de menores de rua e inclusão social. No governo Roberto Requião foi secretário de Saúde.