Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mandados em aberto

Ex-vereador Orlando Bonilha é preso em Londrina

Fernanda Circhia - Grupo Folha
08 mai 2019 às 18:37
- Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Londrina Orlando Bonilha foi preso no final da tarde desta quarta-feira (8) pela Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) de Londrina. A informação foi confirmada pelo major Nelson Villa, comandante da 4ª Companhia Independente.


De acordo com a PM, a equipe recebeu a informação de que ele estava na rua Arara Azul, no Conjunto Habitacional Violim e que o mesmo estava com dois mandados em aberto. "A Rotam abordou e constatou mandado de prisão em aberto. Foi só abordagem, verificação, constatação e encaminhamento", explica Villa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme reportagem da FOLHA de 19 de dezembro de 2018, Bonilha foi condenado pelo TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná) por concussão, que é quando o agente público se aproveita do cargo para obter algum tipo de vantagem. Na época, a condenação transitou em julgado, que é quando não cabe mais recursos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


O processo se deu por dividir salário com um servidor em cargo comissionado. Jorge Barreto da Costa, coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) afirmou à época que a pena é de cinco anos e três meses em regime semi-aberto.

Publicidade


As investigações começaram após uma denúncia do MPPR (Ministério Público do Paraná) que resultou na cassação do mandado de vereador em 2008 e da perda de seus direitos em 2009. Ele foi o primeiro vereador da Câmara Municipal de Londrina a ter o mandado cassado.


Em 4 de abril deste ano, Bonilha teve a unificação das penas. Desde 2008 quando foi cassado, ele já respondia a vários processos por concussão. No final de janeiro de 2019, o juiz da Vara de Execuções Penais de Londrina, Katsujo Nakadomari, determinou que fosse cumprida a pena de 20 anos, seis meses e 16 dias em regime fechado.

Publicidade


No entanto, a defesa do ex-vereador afirmou na época que a somatória das penas daria o total de 15 anos, dois meses e 13 dias, e pediu ainda que a pena fosse cumprida em regime semiaberto. Desde então, o ex-vereador não havia sido encontrado pelo Gaeco.


Em coletiva de imprensa no início da noite desta quarta, a defesa de Bonilha, Ronaldo Neves, afirmou que vai cobrar atitudes do Ministério Público e que entrará com pedido de habeas corpus na quinta-feira (9). Veja a entrevista completa na FOLHA.

(Com informações do repórter Guilherme Marconi)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade