Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

FHC, Blair e De la Rúa trocam elogios em Foz

Da Redação - Folha do Paraná
01 ago 2001 às 17:01
O governador Jaime Lerner pára para tirar foto de FHC e Blair com suas esposas - Fabrício Azambuja
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
O encontro entre os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Fernando De la Rúa com o primeiro ministro inglês Tony Blair foi marcado por troca de elogios, apoio às mudanças radicais na política econômica argentina e ainda por protestos contra a 'política neoliberal' dos três governantes progressistas.
Enquanto FHC e Blair, juntamente com suas esposas, percorriam as passarelas das Cataratas do Iguaçu durante a manhã, cerca de 200 pessoas bloquearam o trevo que dá acesso à entrada do Parque Iguaçu e também à aduana argentina. Durante uma hora, os manifestantes paralisaram o trânsito da BR-469, também chamada de 'Rodovia das Cataratas'. O protesto foi organizado pelo Fórum de Luta por Terra, Trabalho, Cidadania e Soberania, organização que reúne 49 entidades de todo o Estado. A intenção do grupo era impedir a passagem de Fernando Henrique e do premiê britânico, no momento em que visitariam a Hidrelétrica de Itaipu. Os dois, no entanto, decidiram conhecer a usina de helicóptero.
Perto do meio-dia, FHC e Blair voltaram ao Hotel das Cataratas para recepcionar o presidente argentino Fernando De la Rúa. Eles conversaram à portas fechadas durante uma hora e em seguida fizeram um pronunciamento rápido para a imprensa. Durante 16 minutos, os três elogiaram o companheirismo do grupo, reiteraram o apoio total aos ajustes econômicos impostos pelo ministro argentino Domingo Cavallo e citaram ainda as belezas naturais da tríplice fronteira como referência ideal para relembrar o protocolo assinado em Kyoto, onde foi estabelecido diversos itens que prevêem a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.
Depois do pronunciamento, Tony Blair seguiu até Puerto Iguazú (distante 10 quilômetros de Foz), acompanhado de De la Rúa. O retorno do primeiro ministro para Foz está marcado para às 19 horas, onde ele e sua esposa Cherie Blair embarcam em um avião da British Airways, voltando direto para a Inglaterra.
* Leia mais em reportagem de Emerson Dias na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade