Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

FHC inaugura pontes no Paraná na quinta-feira

Redação - Bonde
12 mar 2002 às 16:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Fernando Henrique Cardoso estará no Noroeste do Paraná nesta quinta-feira inaugurar o complexo de pontes de Porto Camargo, alardeada pelo governo estadual como "a maior obra fluvial da América Latina".

Construída pelo governo do estado, a obra liga Icaraíma, no Paraná, a Naviraí, em Mato Grosso do Sul. A obra vai abrir um novo corredor rodoviário para o Centro-Oeste do Brasil, com redução de 100 quilômetros na distância até o Porto de Paranaguá.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O complexo tem um total de 16 quilômetros, extensão maior que a da ponte Rio-Niterói. São 2.926 metros nas cinco pontes e mais 13 quilômetros de aterros. As pontes localizam-se sobre o Ribeirão do Veado (90 metros), no canal Leste do Rio Paraná (1.483 metros), sobre a Lagoa do Jacaré, na Ilha dos Bandeirantes (120 metros), no Canal Oeste (594 metros), e sobre o Rio Amambaí, no Mato Grosso do Sul (538 metros).

Leia mais:

Imagem de destaque
Sumiram do quartel

PM encontra parte das armas furtadas de batalhão em Cascavel; uma pessoa é presa

Imagem de destaque
Após ações da PF

PT pede arquivamento de PL que daria anistia para condenados pelo 8/1

Imagem de destaque
Atos antidemocráticos

Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para golpe até 31/12

Imagem de destaque
Impasse

Permuta de terrenos para sede do Ippul e Codel empaca a pedido da equipe de transição


Iniciada em 1987, a construção do complexo de pontes foi paralisada três anos depois, em 1990. Os trabalhos ficaram abandonados por seis anos, até serem retomados em 1996. O investimento total chegou a R$ 155 milhões.

Publicidade


As características especiais do terreno, bastante pantanoso, fez com que o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) desenvolvesse adaptações das mais modernas técnicas de engenharia conhecidas no mundo Os acessos, por isso mesmo, constituíram a parte mais onerosa da obra.


A obra facilita o escoamento, para o Porto de Paranaguá, da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, cuja fronteira agrícola está em constante expansão. Por enquanto, o caminhoneiro tem de usar duas balsas e percorrer um trecho de 20 quilômetros na Ilha dos Bandeirantes. Com as pontes, esse trajeto poderá ser feito em poucos minutos.

Segundo o governo, a obra traz novas perspectivas de desenvolvimento também para o Noroeste do Paraná, uma região que abrange 108 municípios e onde vivem 1,4 milhão de habitantes (15% da população do Estado). A região sofreu, até o final da década de 80, um processo de esvaziamento populacional. O Governo diz que o aumento de tráfego na região incentivará principalmente o setor serviços, com o surgimento de novos postos de gasolina, lanchonetes, restaurantes, oficinas mecânicas e hotéis. Em razão da obra, alguns empreendimentos turísticos já aconteceram na região, como um hotel em término de construção em Icaraíma, e uma pousada, que já funciona em Vila Alta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo