Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mal entendido?

Fim da quarentena não estava na pauta de grupo de empresários que foram ao STF com Bolsonaro

Bruna Narcizo/Folhapress
08 mai 2020 às 12:11
- Marcos Correa/Presidência da República
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A reunião do grupo conhecido como Coalizão Indústria com o presidente Jair Bolsonaro e outros membros do governo tinha uma pauta bem precisa: situação da indústria, ações e doações para o combate ao novo coronavírus, retomada do setor produtivo -com a explicação de que a pandemia veio logo após uma longa crise que atingiu as indústrias- e retomada do crescimento, com diminuição do custo Brasil e a volta da agenda de reformas.

O encontro, no entanto, acabou sendo marcado por uma discussão sobre a flexibilização da quarentena que foi levantada pelo presidente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo relatos ouvidos pela reportagem, quem entrou no assunto foi o próprio presidente ainda durante a reunião no Planalto. Só após isso, segundo relatos, Marco Polo de Mello Lopes, da Açobrasil, concordou com o presidente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Na região do bosque

Projeto de Lei tenta minimizar infestação de pombos no centro de Londrina

Imagem de destaque
Relação desgastada

'Sem esperança' e com críticas à gestão federal, Requião deixa o PT

Imagem de destaque
Cobrou

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin


Foi nesse momento, dizem os industriais, que Bolsonaro perguntou se eles teriam coragem de falar que a indústria brasileira está na UTI, precisando de oxigênio, com quem estivesse de plantão no STF. Segundo participantes do encontro, o grupo afirmou apenas que precisa haver um planejamento para a reabertura, para que a indústria possa estar preparada.

Publicidade


"Não teve pedido para reabertura de comércio", disse Synésio Batista, presidente da Abrinq (Associação Brasileira de Brinquedos). Outro industrial, que preferiu não ter o nome revelado, disse que os industriais sabem que não cabe ao presidente decidir sobre a reabertura do comércio, e sim aos governadores e prefeitos.


A coalizão tem se reunido com membros do governo com frequência, sobretudo após o início da pandemia do novo coronavírus. Na última reunião com o ministro Paulo Guedes, da Economia, o grupo havia sugerido que o governo utilizasse os bancos públicos para ajudar a liberar o dinheiro emergencial para pequenas e médias empresas que estão passando por dificuldades por conta da quarentena. Essa foi também uma das principais reclamações feitas durante esse encontro com o presidente.

Publicidade


Guedes e Bolsonaro reconheceram que o crédito ainda não chegou à ponta e afirmaram que estão trabalhando para que o dinheiro chegue para quem precisa de capital de giro.


Outro ponto levantado foi o risco de invasão de produtos asiáticos no mercado brasileiro, já que a indústria dos países do continente - especialmente as da China que já volta a funcionar com normalidade após o surto por lá ter diminuído.

Publicidade


"Achei extremamente positiva a reunião porque o governo reconheceu que precisa resolver o processo de crédito das empresas e que a indústria vai sair prejudicada. Vamos precisar da agenda de competitividade do país e da retomada da agenda do custo Brasil e da reformas", disse José Velloso, presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).


Os industriais afirmam, no entanto, que o governo não apresentou nenhum tipo de proposta concreta para que o crédito chegue às empresas.


Mesmo que a flexibilização não tenha sido uma das agendas previstas para a reunião, foi após um encontro com os membros da coalizão que a proposta para a flexibilização da quarentena imposta para conter o novo coronavírus no estado de São Paulo começou a ser gerida pelo governador João Doria (PSDB). À época, o grupo disse apoiar a quarentena, mas pediu ao governador ao menos uma previsão de quando as coisas começariam a ser flexibilizadas.

O grupo que forma a Coalizão Indústria é um antigo interlocutor do presidente. A primeira reunião com Bolsonaro ocorreu no fim de 2018, uma semana antes do segundo turno das eleições. A Coalizão surgiu como alternativa "para industriais terem uma interlocução direta com o governo, sem depender de entidades como a Fiesp. Atualmente, conta com 15 entidades do setor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade