Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórum entra com recurso no TRF contra venda da Copel

Maria Duarte - Folha do Paraná
22 out 2001 às 20:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Fórum Popular Contra a Venda da Copel anunciou que vai encaminhar nesta terça-feira pela manhã ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região recurso da decisão do presidente em exercício do TRF, Nylson Paim de Abreu, suspendendo a liminar que barrava a venda da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

O advogado do fórum, Guilherme Amintas, disse que vai pedir que o próprio TRF - com sede em Porto Alegre (RS) - reconsidere a decisão, mas adiantou que o movimento pode recorrer ainda ao Supremo Tribunal Federal (STF), instância superior ao TRF. Segundo Amintas, houve vícios e irregularidades na audiência pública (realizada dia 2 de agosto) e que ainda não foram solucionados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Amintas, o recurso será encaminhado ao presidente do TRF, Teori Albino Zavascki. A oposição corre contra o tempo para tentar impedir o leilão, marcado para o dia 31 deste mês, no Rio de Janeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


A decisão do desembargador federal Paim de Abreu saiu no sábado, um dia depois de a juíza substituta Ivanise Corrêa Rodrigues, da 9ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, suspender - em caráter liminar - o processo de privatização da estatal. A ação popular foi movida pelo deputado estadual Irineu Colombo e pelo vereador André Passos - ambos do PT -, em nome do fórum.

Publicidade


A assessoria de imprensa do TRF informou que a decisão da presidência do Tribunal pode ser mudada pela corte especial, caso haja novo recurso da decisão. A corte especial é formada por 15 desembargadores federais, que se reúnem uma vez por mês. A próxima reunião está agendada para o dia 24 deste mês.


O coordenador-executivo do fórum, ex-deputado Nelton Friedrich, disse que os advogados do movimento vão esgotar todas as instâncias na tentativa de impedir o leilão. A organização do fórum impetrou cerca de 70 ações populares na Justiça (federal e estadual), todas com o objetivo de colocar um freio na venda e impedir que a Copel passe para a iniciativa privada.

Para garantir o leilão, o Palácio Iguaçu alegou que o governo do Estado teria prejuízos se a venda fosse suspensa. O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Durval Amaral (PFL), admitiu que uma série de liminares tentando barrar a venda devem surgir nos próximos dias. Mas, de acordo com ele, o governo está confiante que consegue concretizar a privatização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo