Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Governo envia projeto de agência reguladora

Maria Duarte - Folha do Paraná
11 jun 2001 às 11:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A mensagem do governo do Paraná que cria a Agência Estadual de Serviços de Energia e Saneamento deve ser enviada à Assembléia Legislativa esta semana. A matéria já passou pelo crivo da Procuradoria Geral do Estado e está agora com o secretário de Governo, José Cid Campêlo Filho, encarregado dos detalhes finais da mensagem. A expectativa é que a matéria seja aprovada antes do recesso, que começa em julho.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento. A agência será uma autarquia especial com poderes para fazer e cassar concessões de serviços, multar empresas que não cumpram metas de atendimento e qualidade de serviços prestados, entre outros. Poderá também fiscalizar o gás canalizado e o sistema de esgotos dos municípios. A autarquia especial terá acesso aos balanços das empresas para conferir se os lucros estão sendo revertidos em benefício ao cliente. "Ela obriga a universalização do serviço e a redução de preços. Vai fiscalizar, medir quantidade de apagões", explicou o secretário do Planejamento, Miguel Salomão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A agência terá prerrogativas que, por enquanto, são da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). "A Aneel não precisará manter uma estrutura nos estados, terá parceiros", apontou Salomão. Segundo ele, a Aneel tem interesse que os Estados criem suas próprias agências para poder delegar competências. A agência serve, basicamente, para garantir a qualidade dos serviços, o bom atendiemento ao cliente e a fiscalização para que sejam mantidos os menores preços".

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


As multas aplicadas, de acordo com Salomão, terão que ser revertidas para a melhoria do sistema. A política energética continuará sendo definida pela União. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de outros quatro Estado, já têm agências semelhantes.

O secretário disse que ainda não há orçamento previsto para a agência. Durantes os primeiros três anos de funcionamento, a agência está autorizada a utilizar servidores do Estado. Vencido esse prazo, terá que fazer concurso público para formar quadro próprio. O responsável pela agência será moneado pelo governador. Salomão disse que ainda não podem ser adiantados nomes. No entanto, tudo indica que a disputa será acirrada, pelo poder que a autarquia deterá. Segundo Salomão, o objetivo é criar futuramente uma agência de infra-estrutura, para fiscalizar as concessionárias das rodovias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo