Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Verba milionária

Governo terá R$ 268 mi para publicidade

Redação Bonde
24 mai 2003 às 17:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A propaganda que o governo federal fará daqui para a frente promete sacudir o mercado publicitário. Serão R$ 268 milhões: R$ 150 milhões para a propaganda institucional e R$ 118 milhões para a educativa ou de utilidade pública, R$ 38 milhões a mais do que o previsto no Orçamento da União para 2002.

Não estão incluídas as cotas das estatais que, por serem sociedade anônima e de economia mista, têm maior liberdade para fazer suas campanhas. Mas estas, como a publicidade da administração direta, têm de passar pela aprovação final da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom), conforme determina o Decreto 3.296/99.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A publicidade oficial vai abordar, prioritariamente, três temas: a política social do governo Lula, a ''venda'' da imagem do Brasil no exterior, com sua multiplicidade cultural e racial e suas diferentes regiões, com o objetivo de duplicar ou triplicar a presença de turistas no País, e as ações do governo para o enfrentamento da crise, como a propaganda das reformas enviadas ao Congresso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo

Imagem de destaque
Entenda

PF liga tentativa de golpe e caso da 'Abin paralela' ao indiciar Bolsonaro

Imagem de destaque

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025


''A idéia é seguir as determinações legais, com peças publicitárias de conteúdo informativo'', afirma Marcos Flora, secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom), o órgão que centraliza toda a propaganda oficial, até mesmo a das estatais.

Publicidade


''A publicidade vai estar associada aos projetos e às ações que o governo vem desenvolvendo'', diz. Segundo ele, a propaganda oficial entrará na mídia de massa, como televisão, rádio, outdoors, jornais e revistas, e nos meios de comunicação dirigidos, como a internet ou folhetos.


O edital de concorrência n 1 da Secom, que prevê gastos de R$ 150 milhões para a propaganda institucional e estipula as regras para a contratação das agências, foi publicado no Diário Oficial da União há seis dias.


''O Orçamento da União para 2003 prevê gastos de R$ 112 milhões com publicidade oficial. Estipulamos em R$ 150 milhões, mas isso não quer dizer que todo o dinheiro será gasto. Se a Presidência concluir que não deve usar toda a verba, não o fará'', afirma Flora. Segundo ele, os R$ 112 milhões agora transformados em R$ 150 milhões são exclusivos para gastos com a propaganda institucional.

Além da verba para a propaganda institucional, há outra, de R$ 118 milhões, dividida entre todos os ministérios, destinada à utilidade pública. Serve, por exemplo, para campanhas de vacinação contra a dengue, contra a gripe, para o combate à febre aftosa ou para as campanhas contra o trabalho escravo e semelhantes. ''Nesse caso, os próprios ministérios podem fazer suas peças, com suas agências, caso queiram.''


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo