De olho na eleição para o governo do estado no próximo ano, o secretário da Comunicação, Rafael Greca (PFL), iniciou um processo de aproximação com o prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), com quem não mantém bom relacionamento nos últimos meses. Os dois estiveram juntos por quase três horas, na terça-feira, no gabinete do prefeito.
O encontro foi uma iniciativa de Greca. "Estaremos unidos na próxima eleição", garantiu o secretário. Ele não esconde a intenção de disputar a pré-candidatura à vaga no Palácio Iguaçu, que será aberta com a saída do governador Jaime Lerner (PFL).
Greca disse que se for escolhido como candidato pelo partido ou coligação terá o apoio do prefeito de Curitiba e do atual governador. Ele assegurou também que se Cassio for o candidato, ele o apoiará. O acordo mútuo faz o governador respirar um pouco mais aliviado, pois está será a única chance de Lerner fazer o sucessor.
Leia mais:
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025
O secretário da Comunicação ficou tão eufórico com a reaproximação com Cassio que chegou a desafiar novamente os grupos contrários a Lerner "A oposição que não pose de piá pançudo, porque não ganhou nada", provocou.
Com seu estilo mais discreto, Cassio Taniguchi evitou falar sobre a reunião e demonstrou não ter gostado do vazamento dos assuntos tratados. Pela sua assessoria de imprensa mandou um recado curto. "O único assunto de política que tratamos foi cultural", disse o prefeito.
Segundo Cassio, o secretário de Comunicação compareceu na prefeitura apenas como presidente da comissão que organiza a tradicional Festa da Ordem, nos primeiros dias de outubro. A reunião havia sido agendada, inicialmente, com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Cássio Chamecki, para discutir detalhes das comemorações.
Mas o secretário da Comunicação garante que o encontro não foi apenas para tratar de assuntos relativos à quermesse. "Conversamos sobre política, sobre segurança, transporte e também falamos de projetos de comunicação que poderemos tocar juntos (estado e município) para baratear os custos", contou. Ex-prefeito de Curitiba na gestão anterior a de Cassio, Greca aproveitou também para matar a saudade dos salões, gabinetes, funcionários e até do cafezinho da prefeitura.
Ele se mostrou satisfeito com a oportunidade de ter conversado com o prefeito, afinal havia muito tempo que o caminho dos dois não se cruzava. O acirramento dos ânimos entre os dois se evidencioou na campanha para reeleição do prefeito no ano passado, quando os "marketeiros" de Cassio preferiram excluir Greca e o próprio governador Jaime Lerner dos programas eleitorais. O medo era de que as denúncias de corrupção no Ministério de Esporte e Turismo, quando Greca era ministro, comprometessem a imagem do prefeito. "Isso não é verdade. Eu fui para a rua pedir votos para ele", protestou o secretário.