O ex-secretário de Estado dos Transportes Heinz Herwig assumiu, em Curitiba, o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TC) do Paraná. O novo conselheiro, que vai ocupar a vaga de João Cândido da Cunha Pereira (que se aposentou compulsoriamente no primeiro semestre), prometeu "ética" e "isenção" para julgar as prestações de contas dos governos estaduais e municipais.
"Era secretário de Estado, com uma função política inerente ao cargo. Desde segunda-feira da semana passada, quando fui exonerado, encerrei minha carreira política e, como conselheiro, sou uma pessoa isenta e de maneira ética e tranquila vou julgar as contas de todas as prefeituras e do governo do Estado", afirmou.
O plenário do TC ficou pequeno para as quase 200 pessoas, entre políticos, secretários de Estado, familiares e amigos de Heinz que acompanharam a posse dele. O secretário demissionário da Casa Civil, Alceni Guerra (PFL) representou o governador Jaime Lerner (PFL), que não compareceu ao evento. A vice-governadora, Emília Belinati (PTB), também esteve no TC. Heinz Herwig foi eleito conselheiro em abril, numa apertada disputa com o deputado estadual Basílio Zanusso (PFL).
Leia mais:
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
A ata de sua nomeação foi publicada no dia 3 de maio no Diário Oficial da Assembléia e, na segunda-feira da semana passada, foi nomeado conselheiro do TC pelo decreto estadual 2.911, que foi publicado no Diário Oficial do Estado. Para substituí-lo na Secretaria dos Transportes foi nomeado o diretor geral da secretaria, Wilson Justus. Em seu discurso de posse, Heiz lembrou a importância da nova Lei de Responsabilidade Fiscal.
"A Lei de Responsabilidade Fiscal faz parte de um conjunto de medidas, mostrando que a administração pública passa por profundas e históricas modificações, dando um novo perfil ao Estado, onde reforça mecanismos de controle orçamentário e controle e transparência na gestão fiscal, responsável pelas contas públicas da União Estados e Municípios", destacou.
O novo conselheiro do TC também agradeceu ao ex-governador José Richa, que acompanhou a posse, por tê-lo convidado a entrar na vida pública, quando Richa foi prefeito de Londrina na década de sessenta. Sobre o atual governador, Jaime Lerner, Heinz disse que tem "admiração" e "respeito pela sua inteligência, capacidade de transformação e vontade política".