Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
7 de cada 10

Homens brancos predominam entre os candidatos

Agência Senado
27 set 2014 às 10:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sete de cada dez postulantes a uma vaga nas eleições deste ano são homens e 55,4% do total de candidatos se declaram brancos, conforme estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quase metade (46,8%) tem curso superior completo e pelo menos um terço tem entre 45 e 54 anos de idade.

Essas características contrastam com o perfil médio do eleitorado – dos 142,8 milhões de brasileiros aptos a votar, 52% são mulheres, 59% têm menos de 45 anos de idade e a metade ainda não chegou a concluir o ensino fundamental, sendo que apenas 5% têm diploma de curso superior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em todo o país, 26.165 candidatos concorrem a uma vaga nas eleições do próximo dia 5 de outubro, mas a grande maioria (96,22%) participa da disputa por cargos proporcionais (deputado federal, estadual e distrital), e o restante (3,78%) por cargos majoritários (presidente da República, governador e senador).

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Esperança

'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina

Imagem de destaque
Reflexão

‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos


A predominância masculina é ainda maior na disputa por cargos majoritários – 80,2% dos que tentam uma vaga são homens –, sendo que 62% dos candidatos desse grupo se declaram brancos.

Publicidade


Entre os candidatos a cargos proporcionais, cerca de 70% são homens. A maior proporção de postulantes que se declaram bancos está no grupo que quer chegar à Câmara dos Deputados (58%).


Nesta eleição, estão na corrida pelos cargos proporcionais 22.074 candidatos, dos quais 6.186 (28%) querem uma vaga de deputado federal, 14.911 (67,5%) são candidatos a deputado estadual e 977 (4,4%) a deputado distrital.

Publicidade


Apesar do menor número em termos absolutos, a disputa no Distrito Federal é a mais acirrada – são 42 candidatos por vaga, contra uma média de 16 por vaga nas assembleias estaduais e 14 candidatos para cada vaga da Câmara dos Deputados.


Escolaridade


Na disputa por uma vaga de deputado federal e distrital, pelo menos metade dos candidatos tem curso superior e cerca de 25% já concluíram o ensino médio. Para deputado estadual, no entanto, é menor a porcentagem dos que têm curso superior (43%) e maior daqueles com ensino médio completo (31%).

Para cargos majoritários, predominam os candidatos com curso superior completo (77%), que se somam aos 12,9% que já concluíram o ensino médio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo