O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito no domingo (03) para mais um mandato de seis anos, com uma vantagem significativa sobre seu rival, Manuel Rosales.
O novo mandato de Chávez, que está no poder desde 1998, começa no início do ano que vem e termina somente em 2013. As informações são da BBC Brasil.
Com 78,31% dos votos apurados, Chávez aparecia com 61,38% dos votos. Rosales, que admitiu a derrota, tinha 38,39% do total.
Leia mais:
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
Num discurso de quase uma hora,o presidente reeleito disse que a democracia saiu fortalecida da eleição. E que no novo mandato terá como linha central o aprofundamento da revolução bolivariana. "E a via venezuelana até o socialismo", afirmou num discurso testemunhado por milhares de admiradores em frente ao palácio presidencial.
Meia hora depois, Manuel Rosales reconheceu a derrota num pronunciamento no centro de imprensa montado pelo comitê de campanha. "Reconhecemos que hoje nos vencemos, mas continuamos na luta, na pele, continuamos nas ruas, lutando pela distribuição do petróleo, contra a fome e a pobreza", afirmou Rosales.
No início da noite, partidários de Chávez já haviam tomado a praça Altamira, num bairro de classe média alta da capital que nos últimos anos havia se tornado um símbolo da oposição.
Antes da divulgação oficial, houve muita reclamação da oposição porque a rede de televisão estatal Telesur divulgou uma pesquisa de boca de urna dando a vitória a Chávez.
A divulgação de pesquisas era proibida até que o CNE apresentasse os primeiros resultados oficiais e durante a semana o governo ameaçou fechar canais de televisão privados que desrespeitassem a medida.