Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Irmão de Bolsonaro tentar burlar regra sanitária, mas é barrado em açougue

Walter Nunes - Folhapress
16 abr 2020 às 11:32
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, o seu irmão Renato Bolsonaro, 56, desprezou recomendações sanitárias que têm como objetivo evitar o avanço da epidemia do novo coronavírus no país.

O comerciante esteve na segunda-feira (13) em um açougue na cidade de Registro (SP), distante 194 km da capital paulista, e se recusou a cumprir medidas estipuladas pela prefeitura para prevenir o contágio. Por isso acabou barrado na porta e não foi atendido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Renato Bolsonaro mora em Miracatu (SP), no Vale do Ribeira, mas pretendia fazer compras no açougue Carne, Queijo e Cia, que fica na cidade vizinha. Uma norma do município de Registro, porém, determina que durante a crise do coronavírus o acesso ao estabelecimento é limitado a dois compradores por vez e só entra quem estiver vestindo máscara de proteção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prazo de 10 dias

MPPR recomenda veto ao projeto de lei que cria cargo de ouvidor na Câmara Municipal de Londrina

Imagem de destaque
Fuma, prende, puxa, passa...

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Imagem de destaque
Saiba mais

STF: Kassio nega pedido para libertar todos os presos do ataque golpista do 8/1

Imagem de destaque
Base aliada

Lula critica fim da reeleição a senadores e diz que 5 anos de governo é pouco


Segundo relatos de testemunhas, o irmão do presidente aguardou na fila até chegar a sua vez, mas na hora de entrar no estabelecimento se recusou a vestir uma máscara.

Publicidade


A reportagem conversou com uma funcionária do açougue que disse que Renato, ao ser informado de que não poderia entrar sem a proteção, teria exigido que alguém o servisse no lado de fora do açougue, o que também é irregular.


Como o atendimento na parte externa também foi negado, Renato passou a reclamar na frente do estabelecimento, segundo testemunhas ouvidas pela reportagem.

Publicidade


Os funcionários e clientes sabiam que se tratava do irmão do presidente da República. Sem ser atendido, ele foi embora reclamando.


O presidente Jair Bolsonaro também tem tomado atitudes contrárias às recomendações de órgãos de saúde, cientistas e até do próprio Ministério da Saúde, que recomendam o isolamento social e adoção de cuidados, como usar máscaras e evitar aglomerações.

Publicidade


Durante a crise do coronavírus, o presidente juntou aglomerações ao visitar padarias e farmácias, circulou sem proteção no rosto e tocou em populares para tirar fotos.


Jair Bolsonaro é contra o isolamento total durante a pandemia e considera que o ideal é confinar apenas grupos de risco. Ele se mostra favorável a uma maior flexibilização para a reabertura de estabelecimentos comerciais.

Publicidade


Renato Bolsonaro e sua família têm uma rede de lojas de móveis nas cidades do Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo. Sua filha Vitória administra a unidade de Miracatu.


Na terça (14), Vitória Bolsonaro juntou-se a comerciantes da cidade para uma reunião com o prefeito de Miracatu, Ezigomar Pessoa (PSDB), em que foi solicitada a reabertura do comércio local.

Publicidade


A Prefeitura de Miracatu negou o pedido dizendo que segue a orientação da Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo e do Ministério Público, que são contra qualquer flexibilização neste momento em que se aproxima o pico da pandemia da Covid-19.


Na cidade de Miracatu, onde moram Renato e Vitória Bolsonaro, há 29 casos suspeitos de coronavírus. Só agora a prefeitura conseguiu contratar testes de um laboratório particular. Não há leito de UTI no município.

Publicidade


A região do Vale do Ribeira tem cerca de 300 mil habitantes e apenas dois hospitais preparados para receber pacientes com coronavírus, totalizando 39 leitos de UTI. São 30 leitos na cidade de Registro e outros 9 no hospital de Pariquera-Açu.


Já são 24 casos confirmados de coronavírus no Vale do Ribeira e mais de 300 casos suspeitos. Há o temor de que possa haver um colapso do sistema de saúde local se a epidemia se alastrar.


A reportagem tentou contato com Renato Bolsonaro e sua filha Vitória, mas eles não atenderam aos telefonemas nem responderam os recados deixados em seus celulares.


Em janeiro, a Folha de S.Paulo mostrou que Renato Bolsonaro atuou como mediador informal de demandas de prefeitos interessados em verbas federais para obras e investimentos.


A reportagem identificou a participação do irmão do presidente na liberação de dinheiro para ao menos quatro municípios do litoral paulista e do Vale do Ribeira.


Sem cargo público, ele participou de solenidades de anúncio de obras, assinou como testemunha contratos de liberação de verbas, discursou e recebeu agradecimentos de prefeitos pela ajuda no contato com a gestão federal.


Ao todo, após a atuação de Renato, foram mais de R$ 110 milhões repassados para construção de pontes, recapeamento asfáltico e investimento em centros de cultura e esportes em São Vicente, Itaoca, Pariquera-Açu e Eldorado, município onde moram familiares do presidente.

Renato diz não ter cobrado pela ajuda às prefeituras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade