Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Luiz Antonio Bonat

Juiz da Lava Jato de Curitiba mantém bloqueio de bens de Lula ao enviar processos do petista ao DF

Folhapress
17 mar 2021 às 10:47
- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat, enviou os processos de Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça Federal do Distrito Federal, mas manteve o bloqueio de bens do ex-presidente nas ações sobre supostas irregularidades na compra do terreno para a construção do Instituto Lula. Segundo Bonat, novo juiz poderá decidir sobre o patrimônio do político.


O envio dos processos cumpre a decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), no início do mês, na qual ele anulou todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava Jato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com a decisão, que ainda deverá ser avaliada pelo plenário do Supremo, Lula recupera seus direitos políticos e pode se candidatar a presidente em 2022.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-ajudante de Bolsonaro

Por ordem de Moraes, Mauro Cid volta a ser preso após novo depoimento à Polícia Federal

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Pesquisa

58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição, mostra Datafolha

Imagem de destaque
Emissão do título até 8 de maio

TRE promove campanhas nas escolas para conscientizar jovens a votar


Sobre a decisão de manter o bloqueio de bens de Lula, Bonat justifica que "ao manifestar-se sobre os efeitos da incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba", Fachin declarou que a nulidade das acusações "limitaria-se aos atos praticados no bojo das ações penais, inclusive as decisões de recebimento das denúncias".

Publicidade


Segundo o juiz, "as decisões nas quais, a pedido do MPF, foram determinados bloqueios de bens de investigados não foram proferidos nas ações penais, mas em feitos cautelares, instrumentais às respectivas ações penais".


Ele completa: "Tendo por base os estritos limites da decisão do Exmo. Ministro Edson Fachin, manterei os bloqueios durante a declinação, ficando o Juízo declinado responsável pela análise acerca da convalidação das decisões que autorizaram as constrições cautelares".


Na mesma decisão, o juiz federal listou os 36 processos relacionados às supostas irregularidades investigadas na compra do terreno para a construção do Instituto Lula que serão enviadas ao DF. Em outro despacho, Bonat decidiu enviar também a ação que apura ilegalidades em doações ao Instituto.

Outras 35 ações seguirão na capital paranaense pois "destinam-se à instrução de diversos outros feitos que ainda tramitam perante a 13ª Vara Federal de Curitiba". Pela decisão de Fachin, a Justiça Federal do DF receberá quatro processos (tríplex no Guarujá, sítio de Atibaia, doações ao Instituto Lula e construção da sede do instituto) envolvendo Lula.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade